Novo embaixador da Argentina quer impulsionar negócios bilaterais 

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Ao lado do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, o novo embaixador da Argentina no Brasil, Guillermo Daniel Raimondi, participou de seu primeiro encontro com representantes do setor produtivo do Distrito Federal. Uma rodada de negócios com foco em alimentos e bebidas realizada na embaixada, com apoio da Federação do Comércio da capital, reuniu, na terça-feira (4), 27 fornecedores argentinos e cerca de 50 empresas brasilienses interessadas em importar produtos portenhos. O encontro contou com a participação do presidente do Sindisuper-DF, Jair Prediger.

Em sua fala, o representante argentino prometeu trabalhar para impulsionar as atividades comerciais entre os dois países. “As relações do Brasil com a Argentina são centrais. O Brasil é nosso parceiro especial e privilegiado”, ressaltou. Raimondi elogiou o esforço conjunto entre o setor privado e o setor público para gerar oportunidades de negócios e encontros que resultem em benefícios para ambos os países. “A quantidade de reuniões e de contatos que se têm gerado é realmente notável”, disse se referindo ao balanço do evento. 

Aparecido deu as boas-vindas ao novo embaixador e reafirmou que a Argentina é a principal parceira do Brasil no Mercosul. Segundo ele, uma aproximação estratégica foi definida ainda no início de sua gestão, quando reativaram, de forma conjunta, em 2022, a Câmara de Comércio Argentino-Brasileira do Distrito Federal, presidida pela Fecomércio-DF. “Desde então, foram realizadas três rodadas de negócios e uma missão para a capital portenha com empresários brasilienses, sempre com muito diálogo e parceria entre os dois lados”, frisou.

DF e Goiás

Além de Brasília, a rodada de negócios se estendeu para Goiânia, com o apoio da Fecomércio-GO. Segundo a embaixada, foram realizadas cerca de 75 reuniões de negócios ao longo de dois dias. Além de supermercadistas e atacadistas, os encontros reuniram empresários do ramo de hotelaria e restaurantes. Entre os produtos oferecidos havia uma variedade de vinhos, vodka, gin, laticínios, grãos, chás, azeites e até carne vegana. Muitos dos produtos possuem entrada no território brasileiro, sendo a maioria deles na região Sul do Brasil.

No Distrito Federal, a marca laticínios La Serenissima, que participou de rodadas anteriores, já possui produtos em gôndolas de supermercados da capital e espera expandir a distribuição no Centro-Oeste. “Agora pretendemos expandir por meio da distribuição direta”, contou a representante da marca argentina no Brasil, Amanda Teixeira. Durante o encontro com empresários brasilienses, ela conversou com Aylton Pereira, sócio de um restaurante e pizzaria na região central de Brasília. Depois de experimentar uma variedade de queijos da marca argentina, ele avalia importar produtos diretamente com o fornecedor. Para ele, mesmo que nenhum negócio seja fechado em curto prazo, o contato com fornecedores do país vizinho segue sendo útil para possíveis transações futuras.

O empresário argentino Juan Pablo Ruiz, proprietário da vinícola familiar Casa La Primavera, situada em Mendoza desde 1913, fechou negócio logo no primeiro dia de evento. Segundo ele, um carregamento de 21 mil garrafas do rótulo Prófugo, atualmente o segundo vinho mais vendido da Argentina, deverá chegar a Brasília nos próximos 30 dias por meio da Merit Importadora, que venderá diretamente para consumidores finais, varejos e também lojas especializadas.

Fonte: Fecomércio-DF

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