Novo galpão para produtores rurais no Paranoá terá 2,4 mil m²


Da redação

O secretário de Agricultura do Distrito Federal, Rafael Bueno, detalhou, nesta sexta-feira (30/1), no programa CB.Agro — parceria entre Correio Braziliense e TV Brasília —, ações como a construção do Galpão do Produtor Rural no Paranoá. Segundo Bueno, o galpão, já com licitação encaminhada pela Novacap, terá 2,4 mil metros quadrados e funcionará ao lado dos campos de futebol e de frente ao Itapoã, oferecendo espaço para comércio atacadista e varejista, semelhante ao Ceasa.

Ainda sobre infraestrutura, o secretário destacou o Empório Rural do Colorado, na DF-150, inaugurado no ano passado, e informou que as obras do Empório Rural do Jardim Botânico estão avançadas, com a expectativa de atender produtores de São Sebastião, Tororó e Jardim Botânico.

No balanço de 2025, Bueno celebrou o recorde na produção de soja, atribuindo o resultado a condições climáticas favoráveis e alta produtividade. Destacou também a retomada de áreas de milho, que antes haviam sido substituídas pelo sorgo, resultando em maior rentabilidade para os produtores. Outro ponto foi o avanço de culturas apoiadas pelo governo, como mirtilo e açaí, citando a marca de 52 hectares de mirtilo cultivados em 2025, número expressivo diante do cenário de anos anteriores.

O secretário explicou a atuação da recém-criada Subsecretaria de Proteção aos Animais de Produção, responsável por apreender animais de grande porte encontrados soltos e promover sua doação após 30 dias sem requisição dos donos. Em 2025, foram 520 animais apreendidos e mais de 200 doados, superando as 460 apreensões de 2024.

Bueno também abordou o impacto de acordos internacionais, lembrando que, após o DF receber o selo de zona livre de febre aftosa pela Organização Mundial de Saúde Animal, as exportações de carnes bovina, ovina, caprina e suína ganharam novo fôlego, principalmente em mercados europeus; já o frango do DF permanece com foco na Ásia e Oriente Médio.