Número de famílias endividadas no DF diminui em novembro

ilustra-pesquisa_peic_fevereiro_0O endividamento diminuiu no Distrito Federal. O número de famílias endividadas no DF passou de 723.900 em outubro para 718.713 em novembro (queda de 5,1 mil). Significa que 77,1% da população brasiliense está endividada. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, aponta que esse resultado demonstra estabilidade em relação ao número de brasilienses endividados, o que significa que as famílias estão contendo os gastos para poder quitar as dívidas e assim começar o novo ano sem prestações atrasadas. “A inflação é um dos principais vilões do endividamento, mesmo com previsão de redução quando comparada com 2015, deverá bater em 6,80% em 2016. Dessa forma, ainda afeta o nível de consumo da população, já convivendo com queda expressiva do salário real”, aponta Adelmir. Ainda segundo ele, até março de 2017 o endividamento deve continuar alto, depois pode haver melhora no índice de endividados.

Dentre as famílias com contas em atraso, 63,3% disseram ter condições de quitar suas dívidas parcialmente, 24,9% afirmaram que tem condições de quitar totalmente e 0,8% dos brasilienses disseram não ter condições de quitar as contas. O cartão de crédito continua sendo o maior instrumento causador de dívidas da população do DF: 89,3% se declararam comprometidas nesta modalidade.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) foi realizada com uma amostra de 600 famílias. O estudo serve para orientar os empresários dos setores de comércio, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica para o incremento das vendas, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

Fonte: Fecomércio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code