Da redação
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nunes Marques, iniciou na segunda-feira (25), em Brasília, articulação com presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais para reforçar a segurança, transparência e controle digital das eleições de 2026, motivado pelo avanço da inteligência artificial e preocupações com a desinformação.
Na primeira reunião com os presidentes dos TREs desde sua posse, Nunes Marques detalhou medidas de combate ao uso indevido de inteligência artificial, fortalecimento da segurança cibernética e enfrentamento à desinformação. Entre as ações, está a criação de uma comissão permanente dedicada ao uso responsável de IA em campanhas eleitorais e no funcionamento da Justiça Eleitoral.
Essa comissão permanente deverá elaborar, em até 90 dias, um catálogo nacional de soluções para ilícitos digitais. O grupo contará com apoio de universidades especializadas em perícia tecnológica, buscando oferecer respostas técnicas e ágeis às demandas crescentes do ambiente digital eleitoral.
O ministro também determinou que todos os TREs criem, no prazo de 30 dias, suas próprias unidades de segurança da informação. Além disso, anunciou uma rodada de reuniões com partidos políticos e plataformas digitais, com o objetivo de discutir um plano de conformidade eleitoral voltado ao cumprimento das normas de campanha e à manutenção do ambiente democrático.
Durante o encontro, que contou com a participação de representantes de 25 tribunais regionais eleitorais e do vice-presidente do TSE, ministro André Mendonça, foram reforçados os esforços para antecipar riscos antes do início formal da disputa eleitoral. Em março, o TSE já havia aprovado regras restringindo ferramentas de IA capazes de influenciar eleitores.
No mesmo dia, o União Brasil realizou a primeira inspeção dos códigos-fonte dos sistemas eleitorais que serão utilizados em 2026, dentro do Ciclo de Transparência Democrática promovido pela Justiça Eleitoral. As eleições gerais de 2026 estão previstas para 4 de outubro, com eventual segundo turno em 25 de outubro.






