Candidato à presidência da OAB/DF reforça compromisso com a independência e destaca propostas para a valorização da advocacia
Em entrevista, nesta sexta-feira (25/09), à jornalista Isadora Teixeira, do Metrópoles, o advogado Cleber Lopes, candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal (OAB/DF), enfatizou a importância da coragem e independência na sua atuação profissional. Cleber, destacou a necessidade de uma gestão que preserve a idoneidade e a qualificação da advocacia.
“Eu sempre respeitei a biografia das pessoas, nunca adjetivei. Por isso, ao longo de toda a minha trajetória, jamais sofri retaliações,” afirmou Cleber, ao compartilhar momentos de coragem que marcaram sua atuação na advocacia. Ele frisou que, se eleito, tomará as medidas necessárias com firmeza, mas sem se desviar do respeito ao próximo. “Não haverá disposição para ofender, mas sim para agir com dignidade,” completou.
Durante a entrevista, Cleber também destacou a criação de uma grande escola de advocacia, com foco em preparar os jovens advogados para o mercado de trabalho. “Advogar é diferente de ser bacharel em direito. Advogar é uma arte e isso pode ser ensinado”, ressaltou. Ele pretende promover uma reformulação nos cursos oferecidos pela OAB, ampliando a qualificação profissional e mantendo os jovens advogados estimulados.
No âmbito financeiro, Cleber enfatizou que a gestão precisa ser pautada por estudos e racionalidade, com propostas claras para otimizar os recursos da Ordem. Ele mencionou um plano de descontos de 25% e a necessidade de ajustar os gastos da OAB/DF, incluindo uma análise detalhada das despesas, como a rubrica de apoio técnico e operacional, que apresentou um aumento significativo de 108% nos últimos anos.
A proposta de Lopes para a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/DF) é torná-la um braço social mais ativo e eficiente, direcionando melhor os recursos arrecadados para atender às necessidades da advocacia. Nesse cenário, a presença de Marescka Morena Santana Silveira na diretoria da CAA/DF como vice-presidente é de extrema relevância. Atual vice-presidente da Subseção de Taguatinga, ela possui vasta experiência em educação jurídica e na prática da advocacia, o que fortalece os planos para uma gestão mais próxima e eficaz. Com sua trajetória profissional e acadêmica na área, desempenhará um papel fundamental na implementação de iniciativas que sejam mais relevantes e alinhadas às demandas dos advogados do Distrito Federal.
Ao falar sobre sua relação com o governador Ibaneis Rocha, Cleber reforçou sua trajetória de independência e a convivência respeitosa com colegas de diferentes posições. “Duas pessoas independentes podem conviver harmoniosamente com respeito recíproco,” afirmou. Ele fez questão de destacar que, quando Ibaneis o escolheu para ser seu advogado, é pela confiança em sua competência e não por qualquer relação de subordinação.
Para Cleber, sua candidatura se diferencia pela intensa experiência prática na advocacia. “Eu advogo da delegacia ao Supremo Tribunal Federal. Eu advogo de ponta a ponta da advocacia há mais de 25 anos”, disse. Ele destacou que sua chapa é composta por advogados de subseções e representa um perfil de gestão que conhece os desafios diários enfrentados pela advocacia brasiliense.