O evento mais importante do Marketing Político do Brasil ocorre na próxima semana em São Paulo

O Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP) promove, nos dias 26 e 27 de novembro, o “2º Seminário do CAMP: Estratégia, Comunicação e Democracia”, reunindo grande parte dos principais profissionais de marketing político do país. O evento tem como objetivo discutir novas propostas para as normas da Justiça Eleitoral e o papel dos meios de comunicação e do marketing político no fortalecimento da democracia.

O seminário será realizado no auditório da ESPM em São Paulo, dentre os participantes, estão confirmados grandes nomes reconhecidos do marketing político brasileiro, que estavam à frente das principais campanhas à prefeito esse ano. Estão confirmados também profissionais norte-americanos de peso, como Mark McKinnon (estrategista do George W. Bush e John McCain), Jess O’Connell (Conselheira sênior das campanhas presidenciais da Hillary Clinton e Pete Buttigieg) e Alex Tarascio (Diretor do instituto de pesquisa da campanha presidencial do Donald Trump).

Para Bruno Hoffmann, presidente do CAMP, a importância desse encontro, especialmente no período pós-eleitoral, é estimular o debate sobre o mercado. “O principal ponto da agenda não é discutir cases, mas refletir sobre a relevância do mercado, debater caminhos e oportunidades para desmitificar nossa atividade. Um trabalho contínuo de estímulo à profissionalização do setor e de relacionamento para estar cada vez mais próximo das instituições democráticas, em especial a Justiça Eleitoral e o Congresso Nacional.”

O presidente ressalta que, ao participarem desse processo de decisão e regulamentação, os profissionais podem contribuir para o fortalecimento da democracia: “Conseguimos trazer nosso olhar para que as normas estejam coerentes e justas, não apenas para nosso trabalho, mas também para o fortalecimento da democracia. Nossa expectativa é criar um debate enriquecedor, discutindo que tipos de regras poderiam ser modificadas, sob a ótica da comunicação.”

Por fim, Bruno Hoffmann destaca que o seminário dará voz aos profissionais do marketing político, que têm recebido pouco espaço nas discussões sobre reforma eleitoral. “Os debates geralmente ocorrem entre parlamentares, advogados e técnicos da Justiça Eleitoral, mas nós os profissionais de marketing político, que estão na ponta, e aplicam, e lideram conforme essas regras, também precisam ser ouvidos.”

Além da ESPM, o evento contará com o apoio da Abradep (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político) e agências de comunicação.

*Serviço:*

Evento: 2º Seminário do CAMP: Estratégia, Comunicação e Democracia

Data: 26 e 27 de novembro

Local: Auditório da ESPM, localizado na Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana, São Paulo/SP

Inscrição: https://www.sympla.com.br/2-seminario-do-camp—estrategia-comunicacao-e-democracia__2702641

*Programação:*

DIA 01 – 26/11

08h00 às 09h00

Recepção e entrega de crachás

09h00 às 09h40

Abertura

– Fala Institucional CAMP: Bruno Hoffmann – Presidente do CAMP

– Fala institucional da ESPM: Denilde Holzhacker – Diretora de Pesquisa Acadêmica da ESPM e Cientista Política proeminente

– Fala Institucional Justiça Eleitoral

09h40 a 11h00

Painel 1 – Onde estamos e para onde vamos? A sociedade brasileira, as forças políticas pós-2024 e o processo de decisão do voto.

– Gabriel Rossi – Sociólogo e professor da ESPM

– Lula Guimarães – Conselho Consultivo e Membro Fundador do CAMP

– Renato Dorgan – Membro Fundador do CAMP

– Cleber Benvegnú – Associado do CAMP

– Mediação: Cila Schulman – Vice-Presidente de Relações Institucionais e Membro Fundadora do CAMP

11h20 à 12h40

Painel 2 – Violência e crimes eleitorais. Como fortalecer a democracia através do marketing político, jornalismo e da justiça eleitoral?

– Dra. Luiza Portella – Mestre em Direito, Membro da Abradep

– Hélio Gama Neto – responsável pela comunicação da ANJ

– José Vicente da Silva Filho – Cel. reformado da PM

– Otavio Antunes – Associado do CAMP

– Mediação: Emmanuel Publio Dias – Professor decano da ESPM e Associado do CAMP

14h40 à 16h00

Painel 3 – A massificação do digital como ferramenta de campanha permanente

– Juarez Guedes – Diretor Regional Norte-Nordeste e Associado do CAMP

– Karina Terso – Diretor Regional Norte-Nordeste e Associada do CAMP

– Marcello Natale – Associado do CAMP

– Oliveiros Marques – Associado do CAMP

– Mediação: Fábio Bernardi – Vice-Presidente de Planejamento e Membro Fundador do CAMP

16h00 à 17h20

Painel 4 – O papel dos meios de comunicação: vale tudo pela audiência?

– Mário Rosa – Fundador do CAMP

– Natália Leal – Diretora-executiva da Agência Lupa

– Rahal Ahmad Rahal – Head do Flow News (Grupo Flow) 

– Thays Freitas – Diretora-executiva da Rádio Bandeirantes

– Mediação: Guto Araújo – Secretário-geral do CAMP

17h40 à 19h00

Painel 5 – Reforma Eleitoral: mudanças por um pleito mais justo, ético, participativo e com regras que permitam uma comunicação mais eficiente pelo bem da democracia

– Paulo de Tarso da Cunha – Conselheiro Consultivo e Membro Fundador do CAMP

– Carlos Colonnese – Associado do CAMP

– Marcelo Di Giuseppe – Membro Fundador do CAMP

– Bruno Oliveira – Associado do CAMP

– Mediação: Nádya Risocelly – Associada do CAMP

DIA 02 – 27/11

09h00 às 10h30

Painel 6 – Fui eleito, e agora? As melhores práticas para começar bem o seu mandato

– Duda Lima – Membro Fundador do CAMP

– Rodrigo Cobra – Diretor Executivo no RenovaBR

– Tânia Moreira – Membro Fundadora do CAMP

– Fabricio Caruso – Diretor Regional Sudeste e Membro Fundador do CAMP

– Mediação: Dudu Godoy – Vice-Presidente Administrativo e Membro Fundador do CAMP

10h50 às 12h20

Painel 7 – A campanha presidencial Norte-Americana de 2024 (evento on-line com transmissão ao vivo e tradução)

– Mark McKinnon – Estrategista do George W. Bush e John McCain. Conselheiro político, esteve em cinco campanhas presidenciais vitoriosas. É co-criador da série “The Circus: Inside the Greatest Political Show on Earth” e consultor das séries “The Newsroom” e “House  of Cards”.

– Jess O’Connell – CEO da NEWCO Strategies. Foi CEO do Comitê Nacional Democrata (DNC) do partido Democrata, Conselheira sênior das campanhas presidenciais da Hillary Clinton, Pete Buttigieg e Howard Dean. Além de Diretora-executiva da EMILY’s List, a maior organização para mulheres na política nos EUA.

– Alex Tarascio – Diretor de Política e Estratégia da Cygnal. Foi assessor do presidente da Câmara Federal dos EUA, Kevin McCarthy (R), e liderou vários projetos no Instituto de Republicano Internacional (IRI Global). Na Cygnal atendeu clientes em diversos continentes, instituto de pesquisa da campanha presidencial do Donald Trump nos estados da Pensilvânia e Carolina do Norte.

12h20 às 12h30

Encerramento do Evento

14h30 às 19h00

Assembleia-geral do CAMP (evento privado aos associados do CAMP)

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui