“O primeiro passo para ganhar a atenção das pessoas em qualquer plataforma, é saber com quem você quer falar”, defende Gisele Meter

Por Sandro Gianelli

O Conectado ao Poder entrevistou a Consultora Digital em Marketing Político Gisele Meter, que estará no 15º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político abordando o tema: uso de TikTok e Reels para perfis políticos.

Como ganhar a atenção dos eleitores no TikTok?

O primeiro passo para ganhar a atenção das pessoas em qualquer plataforma, é saber com quem você quer falar. E o TikTok não é diferente pois, ao saber quem é o seu público, você tem um ponto de partida para a construção do conteúdo. O que você precisa entender é o formato da Rede. Hoje no TikTok conteúdos de informação + entretenimento (infotenimento) e micro learning (pequenos aprendizados) são conteúdos que funcionam muito bem para perfis políticos.

E no instagram?

O Instagram rege o mesmo princípio do TikTok para distribuir o Reels, ou seja, a retenção da atenção. Quanto mais tempo a pessoa parar no seu conteúdo (ou repetir o seu Reels), mais a plataforma entrega. A diferença entre Reels e TikTok é que o TikTok é uma rede social onde o seu conteúdo vai para fora da bolha e o Instagram abrange o aumento de visibilidades para seguidores e também não seguidores. O que vejo que funciona muito no Instagram, além dos conteúdos que já mencionei para criação de TikTok (infotenimento e micro learning), também são os conteúdos que geram conexão por meio de histórias do político (sejam em vídeos ou em fotos com movimento)

O TikTok é uma opção para qualquer perfil político?

O TikTok é uma opção para o político que sabe que seu público está lá. Entrar em uma rede social somente porque ela é a rede do momento não faz sentido. Toda escolha de rede deve ser usada com o objetivo de fortalecer a marca política. Se isso não estiver muito claro, é um desperdício de energia que poderia ser deslocada para outros lugares que poderiam trazer maior visibilidade ao político. 

Quais os perfis tendem a ter mais sucesso no TikTok?

No TikTok os perfis políticos que mais tem sucesso são os midiáticos, justamente pela pegada em produção de conteúdo digital que esses políticos tem. Mas isso não significa que outros perfis também não possam ter bons resultados. Acredito também que a definição de sucesso deve ser adaptada ao contexto, produção de conteúdo e constância do político para criar conteúdo. Sucesso é uma palavra muito vaga se a gente não estabelece metas de acordo com a realidade de cada um. 

O Reels será o formato do Instagram mais assertivo nestas eleições?

Acredito que tem que ter ponderação quando falamos em conteúdo mais assertivo. O conteúdo mais assertivo é aquele que o público gosta de ver, então depende mais do que o público quer ver do que do formato em si. (apesar de termos no Reels hoje o formato que tem maior alcance). De nada adianta abusar de Reels com conteúdo que as pessoas não engajam, ao passo que um card ou uma foto com história poderiam surtir mais efeito. É fato que o Reels aumenta a sua visibilidade, porém isso só acontece se o conteúdo for bom o suficiente para reter a atenção e fazer com que as pessoas reajam de alguma forma a esse conteúdo. 

Quais outros formatos valem a pena?

Gosto muito de fotos em perfis políticos, o formato carrossel com fotos que contam uma história, acredito que valem tanto a pena quanto o Reels. Mas claro, aí entra a questão da potencialização das fotos por meio da legenda. Postar uma foto sem contexto é pedir para não ter engajamento. 

Os candidatos devem investir mais tempo no porta a porta ou no digital?

Penso que esse pensamento dicotômico deve ser banido de uma boa campanha. Explico: Hoje tanto o digital, quanto o presencial se complementam fortemente. Os políticos precisam entender que o digital é a forma que ele tem de permanecer nos lugares onde ele foi apertar a mão das pessoas. O político não pode ser onipresente, então temos o digital para ser utilizado como meio para que sua imagem continue sendo reforçada na cabeça das pessoas. Eu, particularmente gosto muito do político de chão, pois é isso que vai ajudar a equipe a ter bons conteúdos para o digital. Logo não podemos fazer essa separação do que é melhor e sim pensar em como cada forma de fazer campanha se complementa para atingir os resultados que queremos. 

Quais dicas você daria para quem quer ter uma campanha de sucesso no digital?

Crie conteúdo! Seja um político que está disposto a ajudar a sua equipe de comunicação a fortalecer a sua marca política. Comunicação e Marketing político não fazem milagre se o político não está disposto a aparecer. Outra dica é o político se ver como marca e entender que uma marca deve ser lembrada na cabeça das pessoas, porém pela via da emoção e não da interrupção. Uma coisa que acho péssima são os cards de datas sazonais. Tá lá o dia do semáforo e a cara do político sorrindo em um card com um semáforo atrás. Que emoção gera esse tipo de conteúdo? Qual é o sentido? Cadê a história? É claro que o político pode e deve postar datas sazonais, mas a pergunta que fica é: Qual o contexto da data para o fortalecimento da sua imagem? Qual é a sua atuação efetiva naquilo que você está levando para o seu perfil? Se a resposta não vier de forma rápida e esclarecedora, a data será apenas mais um conteúdo sem engajamento perdido no feed do político, denunciando que não há estratégia ou pior… produção política. 

O que pode ser considerado um erro e deve ser evitado no digital?

Fazer das suas redes um grande palanque. Redes sociais são conversa, as pessoas querem interagir, se sentir pertencentes a uma comunidade e buscar um líder que as guie e não que tente aparecer a qualquer custo. Evite falar somente sobre você. Criar conteúdo no digital é acima de tudo pensar no que as pessoas querem ver. 

Qual é a expectativa da sua palestra no 15º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político?

A minha palestra fala sobre Reels e TikTok para perfis políticos então a minha expectativa é responder de uma vez por todas perguntas como:

Quais conteúdos que não podem faltar em um Reels ou TikTok de perfis políticos?

Como faço para o político gravar vídeos curtos?

Onde encontro tendências de conteúdo para perfil político.

Espero levar esse conhecimento de forma prática, para que as pessoas saiam com respostas aplicáveis em suas realidades. 

Serviço:

15º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político

Local do evento: Faculdade Republicana, SEP Sul, Trecho 713/913 Edifício CNC Trade Térreo – Asa Sul, Brasília – DF

Data: 26, 27 e 28 de maio de 2022

Tíquete padrão: participação presencial – R$ 1.700,00/ participação virtual – R$ 900,00

Inscrições: estrategiaseleitorais.com.br

Gisele Meter, Psicóloga, Especialista em Marketing, Influência Digital, criação de conteúdo e Estratégia, professora da pós graduação da Universidade Positivo onde ministra o módulo de Marketing Digital e Redes Sociais, Escritora Internacional do Livro: A arte da Guerra na gestão – 2ª Ed (Editora Top Books) e Consultora Digital em Marketing Político. Idealizadora da Estratégia Parlamentar, agência de criação de conteúdo e fortalecimento de marcas políticas no mundo digital.

Envie uma mensagem para o WhatsApp (61) 98406-8683 caso você tenha alguma notícia relacionada aos bastidores da política e queira vê-lá na Coluna do Gianelli.

*Sandro Gianelli é consultor em marketing político, jornalista, colunista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli, de segunda a sexta, para o portal Conectado ao Poder e para o Jornal Alô Brasília e apresenta um programa de entrevistas, aos domingos, das 9h às 11h, na rádio Metrópoles – 104,1 FM. 

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