Início Mundo O que Obama falou que fez Trump ordenar divulgação de arquivos sobre...

O que Obama falou que fez Trump ordenar divulgação de arquivos sobre ETs


Da redação

Uma declaração feita por Barack Obama sobre extraterrestres gerou reação imediata de Donald Trump, que anunciou a divulgação de arquivos secretos dos Estados Unidos sobre o tema. O ex-presidente Obama afirmou em tom de brincadeira, durante participação em podcast, que “eles são reais, mas eu não os vi, nem estão sendo mantidos na Área 51”, referência às teorias conspiratórias sobre alienígenas e à base militar em Nevada.

A fala viralizou nas redes sociais e motivou Trump a prometer, em postagem na Truth Social, que instruiria o Secretário de Guerra e outras agências do governo americano a tornar públicos arquivos referentes à “vida alienígena e extraterrestre, fenômenos aéreos não identificados (UAPs) e objetos voadores não identificados (OVNIs)”.

Trump acusou Obama de ter vazado informações confidenciais ao comentar sobre o assunto, mas não apresentou provas. “Ele retirou isso de informações confidenciais… Ele não deveria fazer isso. Ele cometeu um grande erro”, declarou Trump a repórteres.

A Área 51, mencionada por Obama, é uma instalação secreta da Força Aérea em Nevada. Documentos da CIA divulgados em 2013 indicam que o local é destinado a testes de aviões espiões ultrassecretos, embora teorias da conspiração aleguem que ali seriam mantidos corpos alienígenas e uma nave espacial acidentada.

Após a repercussão, Obama divulgou uma nota esclarecendo sua posição. Ele afirmou que, estatisticamente, é provável que exista vida em outros planetas, mas que as grandes distâncias tornam improvável qualquer visita à Terra. Reforçou ainda que, durante sua presidência, nunca teve evidência de contato dos Estados Unidos com extraterrestres.