Da redação
A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizará, durante o Carnaval, um mutirão de atendimento remoto para acolhimento e orientação jurídica de mulheres vítimas de assédio e importunação. A iniciativa, conduzida com sigilo, reforça a mensagem de que “Carnaval é festa, mas respeito é regra”.
A ação conjunta é coordenada pela Comissão da Mulher Advogada e pela Ouvidoria da Mulher da OAB/DF, e contará com cerca de 50 advogados e advogadas voluntários. O plantão funcionará 24 horas por dia durante todo o período do Carnaval, em sistema de revezamento.
O atendimento ocorrerá exclusivamente de forma remota, pelo canal Escuta Ativa, disponível no site da OAB/DF, e via celular/WhatsApp pelo número (61) 99891-1215. As mensagens encaminhadas serão respondidas pelos voluntários com orientações jurídicas e encaminhamentos responsáveis.
Roberta Queiroz, copresidente da OAB/DF, destaca: “Carnaval é uma festa, mas para muitas mulheres, infelizmente, ainda é um momento de medo e violência. No Carnaval, respeito é a regra e assédio é crime. Assim, a OAB/DF estará ao lado de quem precisar”.
Sthefany Vilar, presidente da Comissão da Mulher Advogada, reforça: “O Carnaval não suspende direitos, nem relativiza crimes. Assédio e importunação são violações graves e serão tratados com a seriedade que exigem. O respeito é regra e é inegociável”. Já Mayra Leão, Ouvidora da Mulher, destaca que o plantão responde a uma demanda recorrente do período: “Nosso mutirão tem por propósito acolher e orientar as mulheres vítimas de assédio, algo extremamente relevante nesse período”.








