Observatório de Violência Contra a Mulher e Feminicídio amplia ações de combate no DF

- Publicidade -

Da redação do Conectado ao Poder

Nova ferramenta do GDF busca aperfeiçoar políticas públicas e oferecer apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Governo do Distrito Federal lançou o Observatório de Violência Contra a Mulher e Feminicídio, uma nova ferramenta que veio para fortalecer o combate à violência de gênero na região. O obetivo é oferecer um suporte mais robusto à criação de políticas públicas, através da coleta de dados e informações que refletem a realidade das mulheres no DF.

Desde sua criação, o Observatório já contabilizou 24.983 atendimentos psicossociais nos primeiros seis meses de 2025, atendendo 11.226 mulheres em situação de vulnerabilidade. Esses dados abrangem várias áreas, como educação, saúde e segurança pública, proporcionando um panorama detalhado da situação das mulheres no Distrito Federal.

A vice-governadora Celina Leão destaca a importância dessa ferramenta, afirmando que “o Observatório fornece diagnósticos qualificados, que ajudam a orientar políticas de proteção e prevenção à violência contra a mulher”. Essa iniciativa é essencial para melhorar a arrecadação de informações e a articulação entre os diferentes órgãos do governo.

A Secretaria da Mulher é responsável pela coleta de dados e articulação de parcerias, enquanto o Comitê Gestor analisa as informações e promove a divulgação a cada trimestre. Esse comitê conta com representantes de várias secretarias, incluindo Educação e Saúde, garantindo a integração das ações e a atualização das informações.

Giselle Ferreira, secretária da Mulher, ressalta que o Observatório é um recurso valioso para a transparência das ações governamentais. “Com dados confiáveis, podemos consolidar políticas que impactam a vida das mulheres e prevenir de forma efetiva a violência de gênero”, afirma.

Dados atualizados estão disponíveis para o público no portal observatoriodamulher.df.gov.br, permitindo que qualquer cidadão acesse informações sobre a luta contra a violência de gênero.

A valorização do trabalho da Secretaria da Mulher é evidente, com um aumento do orçamento de R$ 10,3 milhões em 2020 para R$ 86,9 milhões em 2024. Essa ampliação reflete o comprometimento do governo em enfrentar o problema e colaborar com vários organismos, sejam eles federais, estaduais ou internacionais.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui