Omar Aziz trabalha para retirar o FCDF do arcabouço fiscal no Senado, se passar, Lula afirmou que veta

Por Sandro Gianelli

Fundo Constitucional

O governador Ibaneis Rocha, expressou sua opinião sobre a manutenção do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) durante um evento no Palácio do Planalto. Ele acredita que o trecho que estabelece um teto para o Fundo ainda pode ser removido do texto do marco fiscal. Ibaneis também afirmou que o senador Omar Aziz, relator da proposta no Senado, está trabalhando para articular a retirada desse dispositivo da matéria.

Demissões

As mudanças propostas no FCDF podem levar a demissões no serviço público da capital, uma vez que grande parte do repasse é destinada ao pagamento dos funcionários. Sem uma indicação clara das mudanças no arcabouço fiscal em tramitação no Senado, é possível que haja uma redução gradual no número de servidores a médio ou longo prazo. Além disso, o fator previdenciário em crescimento pode ter um impacto significativo nesses cortes.

Grandeza

Ibaneis Rocha demonstrou grandeza, após o pedido de desculpas feito pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ibaneis disse que tem consideração por Rui e aguarda uma reunião com ele para mostrar as necessidades da capital do país. Rui Costa se retratou reconhecendo não ter sido feliz na escolha de palavras ao ter chamado Brasília de “ilha da fantasia”.

CPMI

“Não tenho problema nenhum em dar esclarecimentos. Já dei todos os esclarecimentos ao Ministério Público, ao Poder Judiciário, e não teria problemas em relação ao Legislativo. Vai depender muito do ambiente. Eu tenho decisões do Supremo Tribunal que me defendem da presença na CPI aqui no Congresso Nacional. Mas isso aí eu vou analisar no momento correto”, disse o governador Ibaneis Rocha.

Sem culpa

O Ministério Público Federal (MPF) manteve sua conclusão de que não há manifestações de improbidade administrativa por parte de agentes públicos do Distrito Federal nos atos terroristas de 8 de janeiro. O inquérito civil investiga nove pessoas, incluindo o governador Ibaneis Rocha, o ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres e membros da PMDF. O MPF concluiu que não há provas de conduta intencional para facilitar os atos criminosos.

Busca de recursos

A Secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF), Maria Caroline Fleury, trabalha para captar recursos no governo federal para investimentos em setores como mobilidade urbana, saneamento e infraestrutura para a região do Entorno. A ideia é promover a geração de empregos nos próprios municípios, cuja população ativa, em parte considerável, se desloca para trabalhar em Brasília.

Base rachada em Luziânia

Em Luziânia a disputa pela prefeitura deve ficar entra o prefeito Diego Sorgatto e sua vice-prefeita diretora Ana Lúcia. Diego é considerado favorito para a disputa em 2024. Sorgatto e Ana Lúcia estão rompidos desde as eleições de 2022. Ana queria o apoio da máquina, mas Sorgatto apoiou Eliel Júnior para deputado estadual. Ana Lúcia obteve 21.336 votos e Eliel Júnior 20.510 votos. Com a base rachada, ninguém venceu. Ponto para o deputado Wilde Cambão que é do município e foi reeleito.

* Sandro Gianelli é consultor em marketing político, especialista em pesquisa de opinião pública, jornalista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli para o portal Conectado ao Poder e apresenta o Conectado ao Poder na rádio Atividade FM.

Envie uma mensagem para o WhatsApp (61) 98406-8683 caso você tenha alguma notícia relacionada aos bastidores da política e queira vê-lá na Coluna do Gianelli.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui