Por Sandro Gianelli
Mais recursos
Os partidos esperam uma definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se poderão utilizar recursos públicos do Fundo Partidário nas campanhas deste ano. Estes recursos, se aprovados, serão somados aos valores do fundo eleitoral. No total são R$ 888,7 milhões.
Bloco do Bafafá
No domingo, dia 4 de fevereiro, está confirmado o Grito de Carnaval, no Estádio Mané Garrincha. Quem animará a festa será o Bloco do Bafafá, o slogan do bloco é “Folia sem dinheiro público”. O bloco homenageará a “Comunicação Social” abrindo espaço nos trios aos profissionais da imprensa com a “Ala dos Comunicadores”.
O Partido da República (PR) está de olho em mulheres que queiram se candidatar. Uma das últimas filiações da sigla foi da economista e auditora do Tesouro Nacional, Renata D´Aguiar. Renata é pré-candidata a Deputada Federal. O convite do PR foi feito por Jofran Frejat.
Momentos difíceis
O Presidente do PR/DF, Salvador Bispo, em nota direcionada aos filiados, pré-candidatos, membros da executiva e das zonais, afirmou que ele e o ex-deputado Jofran Frejat visitaram o ex-governador Arruda, no seu aniversário, para levar o nosso abraço e o nosso apoio nos momentos difíceis que ele vive, focado na sua defesa, nos processos que responde.
Ausência partidária
Segundo Bispo, o momento em que Arruda vive o obriga a se ausentar da vida política partidária e que seu foco é sua defesa jurídica dos processos que responde na Justiça. Salvador Bispo afirma ainda que receberam o apoio e o aconselhamento para o caminho que Frejat está trilhando. Apesar de longa, o único trecho da nota que fala sobre o apoio de Arruda para Frejat é este.
Longe de explicar
Mais uma vez, nenhuma palavra foi dita a respeito dos rumores de que Arruda e Frejat possam não estar tão unidos assim. Ficou claro a ausência partidária, porém, nada foi dito sobre a presença política, afinal de contas, Arruda ainda é um dos maiores políticos do DF e como tal, terá grande influência nas eleições de 2018.
Fogo amigo
Frejat concedeu entrevista para o Blog do Poliglota (blogdopoliglota.com.br) no último domingo (28), questionado sobre os rumores de um racha entre Arruda, ele afirmou que “são apenas comentários maledicentes. Fogo amigo. Estamos trabalhando e vamos continuar assim tendo como meta o bem da população de Brasília”.
Efetivo defasado
Especialistas em segurança pública temem que a defasagem dos efetivos das polícias aumentem ainda mais a criminalidade no DF. Apesar do recente anúncio de um concurso público para a Polícia Militar, no total serão 2 mil soldados, mesmo assim o número de policiais militares é considerado insuficiente.
Retroativo, não
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) avalia que os conselheiros do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) têm direito a receber o auxílio moradia. Porém, o auxilio moradia retroativo não foi autorizado pelo MPDFT.
Fenacom
O blogueiro Paulo Roberto Melo assumiu o cargo de presidente da Federação Nacional dos Comunicadores (Fenacom). A entidade está presente em 22 Estados além do DF e
nasceu com a bandeira de lutar pelo comunicador principalmente para que hajam leis mais rígidas no Congresso Nacional para penalizar aqueles que tentam calar estes profissionais.
Caos na saúde
A emergência do Hospital Regional de Taguatinga chegou a ter mais que o dobro da capacidade de atendimento nos últimos dias. Dezenas de pacientes foram obrigados a ficarem nos corredores do hospital. O crise é recorrente e mostra que ainda está longe de se ter uma solução para o caos na saúde pública do DF.
* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Blog do Sandro Gianelli, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.