Da redação
As Nações Unidas expressaram forte preocupação após um ataque mortal em Ternivka, região de Dnipropetrovsk, no leste da Ucrânia, ocorrido no último domingo. O ataque atingiu trabalhadores civis que retornavam do trabalho, matando 12 pessoas e ferindo outras 16, segundo a Missão de Monitoramento de Direitos Humanos da ONU na Ucrânia, que esteve no local.
De acordo com a ONU, os funcionários da mina viajavam de ônibus em uma rota regular de transporte público, quando drones russos atingiram a estrada próxima ao veículo por vários minutos. O incidente ocorreu a cerca de 65 quilômetros da linha de frente da guerra.
As explosões atravessaram o ônibus, causando mortes e ferimentos entre os passageiros. Civis que estavam na região e pessoas que tentaram socorrer as vítimas após a primeira explosão também foram atingidas.
A chefe do grupo de especialistas da ONU, Danielle Bell, afirmou que o ataque mostra o impacto direto das hostilidades na vida diária da população. Bell ressaltou que o incidente evidencia “os perigos que os civis enfrentam quando os conflitos se estendem a áreas do cotidiano, mesmo muito além da zona de combate ativa”.
No local, funcionários da ONU encontraram duas crateras em frente e atrás do ônibus destruído, além de restos de drones usados no ataque. Um mineiro de carvão ferido relatou ter escapado pela janela do ônibus após a primeira explosão, ouvido gritos dentro do veículo e, minutos depois, uma segunda explosão atingiu o local.






