Início Distrito Federal Operação Tô de Olho na Folia fiscaliza mais de 23 mil produtos...

Operação Tô de Olho na Folia fiscaliza mais de 23 mil produtos no Distrito Federal, São Paulo e Bahia

- Publicidade -


Da redação

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participou, nesta sexta-feira (13), da Operação “Tô de Olho na Folia”, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e forças policiais. A força-tarefa teve como foco fiscalizar o comércio, orientar consumidores e reforçar a segurança de produtos durante o Carnaval.

O Inmetro fiscalizou 12.514 produtos, entre fantasias, adereços, brinquedos e preservativos masculinos, em sete municípios de São Paulo e em Taguatinga (DF). No segmento de brinquedos, de 5.911 itens vistoriados, 119 foram reprovados e 75 apreendidos, principalmente por ausência do Selo do Inmetro. Já entre produtos têxteis, foram verificadas 1.966 unidades, com 106 irregularidades e uma apreensão, envolvendo falta de informações obrigatórias. Todos os 4.637 preservativos fiscalizados estavam em conformidade.

O presidente em exercício do Inmetro, João Nery, destacou a importância da atuação do órgão para garantir que os produtos atendam aos requisitos de segurança e qualidade. “Nosso trabalho protege diretamente o consumidor, especialmente crianças, que são mais vulneráveis aos riscos associados a produtos irregulares”, afirmou.

A Anvisa inspecionou 1.035 cosméticos e bebidas alcoólicas na Bahia e no DF, resultando em 556 reprovações, 13 apreensões, uma interdição e quatro multas. O Mapa fiscalizou cerca de 10 mil bebidas no DF, reprovou 161 produtos, apreendeu 37 litros e inutilizou 124 litros por irregularidades como falta de registro e indícios de falsificação; dois estabelecimentos foram autuados. A comercialização de dispositivos eletrônicos para fumar (vapes), proibida no país, também foi alvo da operação.

Segundo Pedro Ivo Sebba Ramalho, secretário do MDIC, a iniciativa reforça o papel do Estado na proteção ao consumidor, combinando fiscalização, orientação e prevenção para um mercado mais seguro.