Início Política Os dados da Genial/Quaest sobre eleitor independente que animaram aliados de Flávio

Os dados da Genial/Quaest sobre eleitor independente que animaram aliados de Flávio


Da redação

Os dados da pesquisa Genial/Quaest, divulgada na quarta-feira (14), trouxeram alívio a aliados de Flávio Bolsonaro frente aos questionamentos sobre a competitividade de sua eventual candidatura contra Lula em um segundo turno. A principal dúvida, sobretudo entre integrantes do Centrão, era a capacidade do senador de atrair votos de eleitores de centro, devido à sua alta rejeição.

O levantamento analisou especificamente o grupo de eleitores independentes, que não se identificam como de esquerda, direita, lulistas ou bolsonaristas. Nesse segmento, a rejeição a Flávio Bolsonaro caiu 8 pontos percentuais entre dezembro e janeiro, passando de 69% para 61%. Esse índice ficou numericamente abaixo da rejeição a Lula, registrada em 62%.

A pesquisa também apontou que, entre esses independentes, a intenção de voto no senador para a Presidência subiu de 14% para 25%. Além disso, o percentual dos que avaliam como correta a decisão de Jair Bolsonaro de indicar o filho para a disputa aumentou de 28% para 36%, enquanto a fatia dos que veem a escolha como erro do ex-presidente caiu de 56% para 48%.

Apesar dos sinais de recuperação, Flávio Bolsonaro ainda não lidera entre os independentes. Em um eventual segundo turno contra Lula, ele conta com 21% das intenções de voto desse grupo, ante 37% do petista. Outros 37% afirmam que não votariam em nenhum dos dois, e 5% se declararam indecisos.

Os números mostram que, embora Flávio tenha registrado avanço junto ao eleitorado independente, esse segmento ainda demonstra preferência por Lula em uma disputa direta.