Início Mundo Otan terá futuro muito ruim se não ajudar no Estreito de Hormuz,...

Otan terá futuro muito ruim se não ajudar no Estreito de Hormuz, diz Trump


Da redação

Em entrevista ao Financial Times, Donald Trump alertou que a Otan pode enfrentar um “futuro muito ruim” caso os aliados dos Estados Unidos não colaborem para reabrir o Estreito de Ormuz, bloqueado pelo Irã devido ao conflito no Oriente Médio. O estreito é considerado crucial para o transporte global de petróleo, e o bloqueio, segundo Trump, provocou uma disparada nos preços da energia.

Trump comparou a cobrança aos aliados à ajuda americana prestada à Ucrânia diante da guerra contra a Rússia. “Se não houver resposta, ou se a resposta for negativa, acredito que isso será muito ruim para o futuro da Otan”, afirmou. O ex-presidente criticou lideranças que não se mostraram disponíveis para apoiar ações na região, ressaltando a importância do empenho europeu.

Na mesma ocasião, Trump revelou estar decepcionado com a falta de entusiasmo de nações que, historicamente, receberam apoio dos EUA. Ele declarou que alguns aliados já aceitaram reforçar a passagem estratégica, enquanto outros países, como a Alemanha, se posicionaram contra. Reino Unido, China, França, Japão e Coreia do Sul estão avaliando a possibilidade de ampliar sua atuação.

A União Europeia descartou expandir sua missão para o Estreito de Ormuz, segundo Kaja Kallas, representante do bloco. Trump também pressionou a China, alegando que o país deveria ajudar, pois importa 90% de seu petróleo pelo local. Ele afirmou que ameaçou cancelar viagem à China caso não haja colaboração.

O chanceler iraniano Abbas Araghchi declarou que o bloqueio se restringe aos “inimigos” do Irã, como EUA e Israel, afirmando que outros países continuam livres para navegar, ainda que evitem a região por questões de segurança. Trump ressaltou que forças americanas atingiram 7 mil alvos militares e comerciais iranianos, e pediu que todas as nações dependentes do petróleo se envolvam no conflito.