Pai e filha colocam a mão na massa e trilham trajetória de sucesso à frente de fábrica de pães no DF

Empreendimento produz com precisão e eficiência cerca de 15 mil itens por dia, que são destinados a outros estabelecimentos do DF

Uma década. Esse foi o tempo que Josafá Antônio da Silva permaneceu em seu primeiro emprego, uma pequena padaria em Taguatinga onde conseguiu desenvolver habilidades e absorver conhecimentos que seriam fundamentais para, mais tarde, iniciar uma jornada como empreendedor de sucesso. Hoje, aos 45 anos, ele está à frente da Clube do Pão, uma fábrica que fornece uma variedade de produtos a cerca de 100 outros empreendimentos do Distrito Federal. São cerca de 15 mil pães produzidos diariamente pela marca, com quem ele administra em parceria com sua filha, Sabrina Amorim da Silva, de 25 anos.

A marca, porém, não foi criada como uma fábrica. Ao fim dos dez anos de atuação na padaria, mais precisamente em 2018, Josafá viu à sua frente a oportunidade de arrendar o espaço em que funcionava a padaria e dar continuidade às atividades. Como havia adquirido conhecimento sobre gestão, ele não perdeu tempo e iniciou, naquele momento, sua trajetória como empreendedor no DF.

Embora as condições econômicas iniciais tenham sido desafiadoras, Josafá conseguiu manter as atividades do empreendimento a pleno vapor. Contudo, próximo aos cinco anos à frente do negócio, ele começou a repensar a decisão de empreender devido aos assaltos constantes na região em que a padaria estava localizada. Foi este momento que ele optou por investir em um processo que vinha dando certo: a entrega de cafés e outras encomendas para clientes particulares, como agências bancárias.

“Sofremos nove assaltos. Minha esposa estava grávida na época e eu precisava tomar uma decisão logo. Ou eu fechava a padaria, por questão de segurança mesmo, pois estava com trauma dos assaltos, ou transformaria o negócio em uma fábrica, sem precisar atender ao público. Foi uma decisão bem acertada, a minha melhor escolha”, recorda Josafá.

Em meio ao andamento das atividades e da expansão dos negócios, o empreendedor viu sua filha, Sabrina, assumir um papel de destaque nas atividades da fábrica. Assim que completou 18 anos e recebeu sua habilitação, a jovem entrou para a rotina da fábrica. Inicialmente, por conta da faculdade de Direito, ela fazia entregas, nas regiões de Taguatinga e Águas Claras. Com a empresa crescendo, a necessidade de contratar pessoas, ela assumiu funções administrativas, permitindo que o pai assumisse outras responsabilidades profissionais e pessoais.

“É muito bom trabalhar em parceria com meu pai. É desafiador também, pois é preciso saber separar um pouco família do trabalho. É um aprendizado contínuo. Conviver com ele na fábrica é um momento de aprendizado. Ele me ensina muito a cada dia. Somos muitos parecidos e até por isso ocorrem discordâncias, mas sempre conversamos para ter uma decisão firme e que seja boa para o futuro da fábrica”, relata Sabrina. “Ela abraçou a causa e hoje é meu braço direito. Tocamos a fábrica juntos”, acrescenta o pai.

A construção de um relacionamento com o Sebrae no Distrito Federal representou outro ponto de virada para o empreendimento. O início da relação consistiu na realização de visitas de gestores da instituição. No entanto, a partir de 2022, a proximidade tornou-se ainda mais evidente e tem sido essencial para uma transformação significativa da empresa, permitindo processos de inovação e expansão progressiva das atividades.

Com apoio do Sebrae, em 2023, pai e filha embarcaram juntos em uma experiência significativa: participaram pela primeira vez da FIPAN, a maior feira de panificação e confeitaria da América Latina. Durante o evento, não apenas exploraram novas tendências e tecnologias do setor, mas também abriram suas mentes para um vasto horizonte de oportunidades de mercado. A participação foi positiva e a dupla voltou a participar da feira, que aconteceu em São Paulo no último mês de julho.

“A chegada do Sebrae mudou tudo na empresa. A gente conseguiu inovar. Estávamos meio fechados, sem uma oportunidade de vislumbrar um horizonte novo. O Sebrae abriu a nossa mente e com isso trouxemos novidades para a nossa empresa crescer”, resume o pai empreendedor.

No momento, um dos focos da dupla gestora do empreendimento é capacitar o time de colaboradores. São 17 pessoas que atuam em diferentes áreas e que estão sendo mobilizadas por Josafá e Sabrina para realizarem cursos ofertados pelo Sebrae no DF. Entre as metas está o aumento do rol de produtos da marca.

Clube do Pão mantém uma produção precisa e eficiente, produzindo apenas o que é necessário, eliminando desperdícios e mantendo o foco na qualidade abordagem cuidadosa reflete o compromisso da empresa com a excelência em seus produtos. Diariamente são fabricados pães das mais distintas variedades, como de sal, de forma, para hambúrgueres, entre outros.

As pretensões para o futuro da fábrica não são nem um pouco tímidas. Pai e filha tem o objetivo de colocar sua marca por todo o Distrito Federal e trabalha para fortalecer a estrutura da fábrica atual para, em seguida, estabelecer uma nova unidade e ampliar ainda mais seus horizontes e alcance no mercado.

Serviço – Clube do Pão

Redes Sociais: @fabricaclubedopao, no Instagram.

Contato: 61 3354-9418

Fonte: Agência Sebrae

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