Paraná Pesquisas divulga pesquisa para senador pelo Paraná


Da redação

O instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta sexta-feira (23) um levantamento sobre as intenções de voto para as duas vagas ao Senado em disputa nas eleições de 2026 pelo Paraná. A pesquisa foi contratada pelo MDB e ouviu 1.300 pessoas entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2026.

No cenário espontâneo, onde os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, ninguém se destacou: Ratinho Junior (PSD) apareceu com 2,5%, seguido por Alvaro Dias (MDB), com 1,5%. Outros nomes, como Cristina Graeml (União Brasil), Alexandre Curi (PSD) e Filipe Barros (PL), tiveram menos de 2% cada. A maioria (82,5%) disse não saber ou não opinou.

Nos cenários estimulados, nos quais os nomes são indicados aos participantes, Alvaro Dias liderou. No primeiro cenário, ele aparece com 47,5%, à frente de Alexandre Curi (PSD), com 36,2%, Cristina Graeml (União Brasil), com 26% e Filipe Barros (PL), com 23%. Já no segundo cenário, Alvaro Dias ampliou para 52,2%. Cristina Graeml (União Brasil) e Filipe Barros (PL) dividiram a segunda posição, com 32,5% e 31,6%, respectivamente.

A pesquisa também apurou a rejeição dos eleitores a possíveis candidatos. Alvaro Dias lidera este quesito, com 21% afirmando que não votariam nele de jeito nenhum, seguido por Enio Verri (PT), com 16,9%, e Alexandre Curi (PSD), com 13,6%. Entre os entrevistados, 13,3% disseram que poderiam votar em todos os nomes apresentados e 25,8% não souberam ou não responderam.

A coleta foi realizada antes da confirmação do nome de Gleisi Hoffmann (PT) como pré-candidata do partido ao Senado em substituição a Enio Verri, fato posteriormente oficializado pelo PT.