Da redação
A Patrulha Detran, equipe do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), intensificou a retirada de veículos abandonados em vias públicas no interior do estado. A iniciativa visa promover mais segurança, saúde e mobilidade urbana ao eliminar carcaças e sucatas que acumulam lixo e água parada, favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O problema se agrava no período chuvoso.
Nas operações mais recentes, realizadas após denúncias da população, foram recolhidos quatro veículos em Terezópolis de Goiás. Em Jussara, a equipe removeu 17 carcaças em estado avançado de deterioração. Segundo o presidente do Detran-GO, delegado Waldir, “veículos abandonados representam um grande risco à saúde pública, pois podem se tornar focos do mosquito da dengue”.
A remoção dos veículos está amparada pelo artigo 279-A do Código de Trânsito Brasileiro, que autoriza a retirada de veículos deteriorados, acidentados ou abandonados em vias públicas, mesmo que não estejam cometendo infração de trânsito.
O Detran-GO incentiva a colaboração popular. Moradores podem denunciar a presença de carcaças em locais públicos pelo telefone 154. O órgão também recebe solicitações por meio do seu portal on-line.
Com as ações da Patrulha Detran, a expectativa é melhorar a qualidade de vida das cidades do interior, reduzindo riscos ao trânsito e à saúde da população.





