Na madrugada desta sexta-feira (29), uma equipe da Corpatri, com o apoio da Dipo, prendeu em flagrante, pelo crime de extorsão, uma mulher de 53 anos.
A investigada, natural de Araguari (MG), estava temporariamente no Distrito Federal junto ao marido, devido a compromissos de trabalho. Decidida a encerrar o relacionamento e iniciar uma nova vida, ela arquitetou uma farsa ao simular o próprio sequestro. O objetivo era levar o esposo a depositar uma quantia significativa em sua conta bancária como pagamento de resgate.
De acordo com as investigações, a mulher fingiu uma viagem de carro a Araguari no dia 27 de novembro, mas permaneceu na cidade de Planaltina (DF). Na noite de 28 de novembro, ela enviou mensagens ao celular do marido exigindo o suposto resgate. Para dificultar a identificação da fraude, a autora utilizou inteligência artificial na redação dos textos, imitando termos e formatos frequentemente usados por criminosos reais.
Preocupado, o esposo procurou a 30ª Delegacia de Polícia e registrou a ocorrência. A Corpatri foi acionada e iniciou uma série de diligências para apurar o caso. Após intensas investigações, os agentes desvendaram a farsa, culminando na prisão da suspeita.
A Polícia Civil destacou que o uso de ferramentas tecnológicas, como a inteligência artificial, tem se tornado um desafio crescente nas investigações criminais. Contudo, o trabalho integrado das equipes permitiu o esclarecimento rápido dos fatos e a responsabilização da autora.
A mulher permanece à disposição da Justiça.
Fonte: PCDF