Perfil – Alberto Fraga

alberto fragaJoão Alberto Fraga Silva é Coronel da reserva da Polícia Militar do DF,  foi Deputado Federal por três mandatos e ocupou o cargo de Secretário de Estado de Transportes do DF. Fraga nasceu em Estância, Sergipe, em 2 de junho de 1956. Pouco tempo depois, seu pai, homem da terra, morreu deixando os oito filhos e a esposa. Aos 10 anos, Fraga mudou-se para Brasília, e foi morar com o tio José Coriolano Fraga, policial militar. Oito anos depois ingressou na PM, onde construiu uma carreira brilhante, muito respeitada entre os colegas.

Adotou Brasília como lar e aqui se casou em 1981 com a gaúcha Mirta Brasil Fraga, com quem teve três filhos. Na PM, Fraga conquistou todos os níveis da hierarquia militar, em 1996, foi provomido a coronel por merecimento.

Em 1997 Fraga tornou-se assessor parlamentar das polícias militares na Câmara dos Deputados e também presidente do clube dos oficiais da PM. A proximidade com a vida política o conduz às eleições de 1998, quando foi eleito suplente de deputado federal, com 22 mil votos. Mas logo no início assumiu uma cadeira na Câmara.

Em 2002, seria eleito com 27.939 votos e reeleito em 2006 com 95.514 votos, pelo então PFL. Durante os mandatos foi vice-líder do PMDB, em 2003, vice-líder do PFL, entre julho de 2005 e janeiro de 2007, e vice-líder do DEM.

Em 2011, foi candidato a uma vaga no senado, tendo mais de meio milhão de votos.

Como deputado, Fraga logo conquistou o respeito dos colegas da casa, por sua dedicação e combatividade. Assíduo, presente, trabalhador, foi o recordista de projetos apresentados naquela casa. Fraga participou de diversos momentos decisivos da vida nacional e nunca temeu desafios – por maiores que pudessem parecer -, como o referendo que previa o desarmamento da população civil. Com pouco apoio no começo, lutando contra titãs (o Governo federal e a mídia em peso estavam contra ele), Fraga soube mostrar com clareza o risco que o país corria, conquistou o apoio da sociedade e conseguiu o impossível: o ‘Não‘ venceu.

Conhecido pela determinação, pulso firme e personalidade forte, Fraga não é de meias palavras. Ao se lançar em uma missão não dá ouvidos a propostas ou acordos políticos, muitas vezes contrariando pessoas do mesmo grupo a que faz parte. Atualmente é presidente do Democratas – DF.

Parlamentar atuante

Deputado com um dos maiores números de proposições apresentadas na Câmara dos Federal, mais de 500, Alberto Fraga (DEMOCRATAS-DF) é conhecido por ser um político sério, coerente e de punho firme. Foi considerado também um dos deputados mais atuantes do Congresso Nacional. Desde 1999, quando assumiu o seu primeiro mandato, Fraga defendeu os interesses da população brasileira sem se curvar a acordos políticos.

O ex-deputado federal e atual presidente do Democratas-DF é reconhecido como um dos maiores especialistas em segurança pública. Coronel da reserva da Polícia Militar, advogado, pós-graduado e mestre em segurança pública, Fraga utilizou seus conhecimentos com o intuito de ajudar a reduzir os índices de violência no País.

Como a segurança está diretamente relacionada à qualidade de vida da sociedade, Fraga atuou  também nas áreas de educação, saúde, geração de emprego, moradia, entre outras. Após ter se licenciado da Câmara dos Deputados por três anos, entre 2007 e 2010, para assumir a Secretaria de Transportes do DF, Fraga também tornou-se especialista nesta área.

Foi autor de onze leis importantes, entre elas a que estabelece a presunção da paternidade no caso de recusa do suposto pai de submeter-se ao exame de DNA.  Outra lei de sua autoria tipifica como crime o ingresso e uso de celulares em presídos sem autorização legal. As detentas também foram beneficiadas com a Lei 12.121/2009, que determina que os estabelecimentos penais destinados às mulheres tenham apenas agentes feminos na segurança interna.

Já a Lei Fraga, como é conhecida, possibilita a prestação de serviços administrativos nas Polícias Militares e Corpo de Bombeiros, beneficiando, até o momento, mais de 140 mil jovens em todo o país. As crianças portadoras de necessidades especiais também foram beneficiadas com a lei 11.982/ 2009, que determina a adaptação de 5% dos brinquedos em parque de diversões público e privados.

Foi presidente nacional da Frente do “Não” no referendo de 2005 garantindo o direito da legítima defesa à população brasileira. Com pouco apoio no começo, lutando contra titãs (o Governo federal e a mídia em peso estavam contra ele), Fraga soube mostrar com clareza o risco que o país corria, conquista o apoio da sociedade e consegue o impossível: o ‘Não‘ venceu.

Fraga participou de várias missões oficiais. Em 2000, em visita à Índia, foi representante da Câmara dos Deputados visando o estreitamento das relações diplomáticas e comerciais entre o Brasil e aquela nação. Conheceu o sistema policial de vários países, como  Portugal, Espanha, França, Holanda, Itália, Bélgica, Alemanha, Grécia, Áustria, Noruega, Hungria e Inglaterra. Participou também de visita técnica a empresas de biotecnologia nos EUA.

Após ocupar a cadeira secretário de transportes do DF, Fraga retornou à tribuna para defender os interesses de Brasília e do Brasil. Na Secretaria de Transportes, Fraga desenvolveu ações com objetivo de moralizar e modernizar o sistema de transporte público do DF . A mais importante refere-se aos trabalhos previstos pelo Programa Brasília Integrada .

Durante os três mandatos usou a tribuna e a caneta com coragem e responsabilidade, tanto no Legislativo quanto Executivo, sempre em favor do povo brasileiro. Essa é a marca do ex-deputado Alberto Fraga.

Fonte: Blog do Fraga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui