Início Brasil Pernambuco solicita à Anac ajuste nos voos para controlar acesso a Noronha

Pernambuco solicita à Anac ajuste nos voos para controlar acesso a Noronha

- Publicidade -


Da redação

O governo de Pernambuco solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a reorganização dos voos para Fernando de Noronha conforme o limite máximo de visitantes já definido para a ilha. O pedido tem como objetivo realinhar horários de pouso e decolagem das companhias aéreas, os chamados slots, e garantir que o número de turistas não ultrapasse o teto de 11 mil pessoas por mês, conforme acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal.

Segundo o governo estadual, esse limite visa assegurar a sustentabilidade ambiental, hídrica e sanitária da ilha, mas deixou de ser respeitado. “O fluxo efetivo de passageiros vem superando essa marca e exigindo a imediata harmonização entre a distribuição de frequências aéreas e a capacidade de suporte ecológica”, informa documento enviado à Anac. O controle do número de voos afeta diretamente o volume de turistas que desembarcam no arquipélago.

De acordo com a Anac, o aeroporto de Fernando de Noronha recebe atualmente 34 frequências semanais, distribuídas entre Azul (18 voos), Gol (11) e Latam (5). A agência afirmou que “a alocação foi realizada considerando as premissas ambientais de competência do estado de Pernambuco, histórico de operação das empresas e interesse público relacionado à ampliação da concorrência”. Cálculos informados pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) apontam uma oferta de 18.744 assentos ao mês, estimando 10.647 turistas mensais.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) declarou acompanhar o cumprimento do acordo do limite de visitantes e alertou para os impactos da sobrecarga em serviços como abastecimento de água, energia e tratamento de esgoto. Em 2025, Noronha recebeu cerca de 140 mil turistas, ultrapassando o teto anual de 132 mil pessoas aprovado para o arquipélago.