Início Política Pesquisa BTG/Nexus: Flávio Bolsonaro tem 50% de rejeição e Lula, 47%

Pesquisa BTG/Nexus: Flávio Bolsonaro tem 50% de rejeição e Lula, 47%

- Publicidade -


Da redação

O senador Flávio Bolsonaro (PL) lidera o índice de rejeição entre os pré-candidatos à Presidência, segundo pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira, 25 de maio. O levantamento mostra que 50% dos entrevistados dizem não votar “de jeito nenhum” no parlamentar, seguido por Lula (PT), com 47% de rejeição.

Entre os demais nomes, o ex-deputado Cabo Daciolo (Mobiliza) aparece com 42% de rejeição. O ex-governador Romeu Zema (Novo) tem índice de 34%, enquanto Ronaldo Caiado (PSD) registra 32%. Já Renan Santos, do Missão, é rejeitado por 31%. Joaquim Barbosa tem 30% e Augusto Cury, 27%.

Apesar da rejeição, Lula aparece como o candidato com maior eleitorado consolidado. Conforme o levantamento, 37% dos entrevistados afirmaram que votariam exclusivamente no petista. Flávio Bolsonaro aparece em segundo lugar nesse segmento, contabilizando 26% de eleitores fiéis.

No chamado potencial ampliado de voto, quando o eleitor declara que poderia votar em determinado candidato, Caiado e Zema despontam à frente, ambos com 27%. Flávio Bolsonaro e Joaquim Barbosa aparecem a seguir, com 20% cada um nesta faixa do eleitorado.

A pesquisa também destaca elevado desconhecimento de alguns nomes testados. Segundo os dados, 57% dizem não conhecer Augusto Cury, enquanto 54% desconhecem Renan Santos. O ex-ministro Joaquim Barbosa é desconhecido por 48%, e Caiado e Zema apresentam 37% e 34% de desconhecimento, respectivamente.

O levantamento foi realizado pela Nexus por telefone entre 22 e 24 de maio, com 2.045 eleitores ouvidos em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o intervalo de confiança, de 95%. O registro no TSE é BR-04193/2026.