Petrobras reduz em 7,8% preço de venda do gás natural a distribuidoras


Da redação

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (27) uma redução média de 7,8% nos preços de venda da molécula de gás natural para as distribuidoras, em relação ao trimestre anterior. Os novos valores entram em vigor a partir de 1º de fevereiro.

A estatal informou que, desde dezembro de 2022, o preço médio da molécula vendido às distribuidoras acumula queda de 38%, já considerando a nova redução. A atualização dos preços, no entanto, não afeta o gás de cozinha (GLP), mas impacta o gás natural veicular (GNV).

A empresa explicou que a redução leva em conta a parcela indexada ao Henry Hub, referência internacional para o mercado de gás natural, válida a partir de 2026 para distribuidoras que optaram por essa modalidade. Além disso, os contratos do segmento prevêem atualizações trimestrais considerando flutuações do petróleo Brent e da cotação do real em relação ao dólar.

Apesar da redução, a Petrobras ressalta que o impacto final para o consumidor depende de custos de transporte, margens das distribuidoras, impostos, prêmios de performance e incentivo à demanda criados pela companhia, além dos volumes efetivamente retirados. No caso do GNV, o valor final inclui ainda os acréscimos de postos revendedores.

Segundo a Petrobras, as tarifas aplicadas ao consumidor final são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, obedecendo à legislação e normas específicas de cada estado.