Início Política PGR aprova pedido de Bolsonaro para cirurgia no ombro durante prisão domiciliar

PGR aprova pedido de Bolsonaro para cirurgia no ombro durante prisão domiciliar


Da redação

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta sexta-feira, 24, ao Supremo Tribunal Federal parecer favorável ao pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para sair temporariamente da prisão domiciliar e passar por cirurgia no ombro direito. O pedido foi analisado a pedido do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Gonet afirmou que a Procuradoria-Geral da República não se opõe à solicitação apresentada por Bolsonaro, desde que sejam adotadas as medidas de cautela necessárias. O prazo para manifestação do procurador foi concedido por Moraes, que é responsável pelo processo no STF. Agora, resta ao ministro decidir sobre a autorização.

A defesa de Bolsonaro argumentou que o procedimento cirúrgico é fundamental para tratar uma lesão no manguito rotador do ombro direito. Os advogados afirmam que a cirurgia é imprescindível para a saúde do ex-presidente, sendo necessária a suspensão temporária das restrições de prisão domiciliar.

Atualmente, Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 24 de março, quando deixou o Hospital DF Star, em Brasília, após internação para tratar um quadro de pneumonia bacteriana. Antes disso, ele esteve detido no 19º Batalhão da Polícia Militar, no Complexo Penitenciário da Papuda, também conhecido como Papudinha.

A decisão definitiva sobre o pedido de autorização para realização da cirurgia cabe ao ministro Alexandre de Moraes. Segundo apurado, o parecer do procurador-geral inclui ressalva quanto à possibilidade de adoção de medidas para garantir a segurança do cumprimento da decisão, caso seja concedida.

Bolsonaro é condenado a 27 anos e três meses de prisão por envolvimento na ação penal referente à chamada trama golpista. Seu regime atual é a prisão domiciliar, estabelecida após sua saída do hospital na capital federal.