Da redação do Conectado ao Poder
Após 40 dias de bloqueio, a rede social X (antigo Twitter) volta a funcionar no país após atender às decisões judiciais estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal
A plataforma de Elon Musk foi desbloqueada após cumprir todas as determinações impostas pelo ministro Alexandre de Moraes. Entre as obrigações, estavam a remoção de contas de extremistas investigados e o pagamento de multas que, inicialmente, somavam R$ 18 milhões, mas que foram ampliadas para R$ 28,6 milhões devido a novos descumprimentos.
O retorno do X foi condicionado ao cumprimento integral das leis brasileiras e à absoluta obediência às decisões do Poder Judiciário, conforme frisou Moraes em sua decisão. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também apoiou a liberação, encerrando, temporariamente, a disputa entre Musk e o STF.
Além disso, a empresa recorreu à utilização de tecnologias, como VPNs e IPs dinâmicos, para burlar o bloqueio, o que resultou em novas penalidades. Com as obrigações finalmente cumpridas, o X está autorizado a operar novamente no Brasil, marcando o fim do impasse.