A Polícia Militar do Distrito Federal afirmou nesta quinta-feira (16) que vai restringir a utilização das viaturas de grande porte, modelo Pajero, em uma tentativa de evitar os sucessivos acidentes com os veículos. A corporação chegou a anunciar a retirada dos 318 carros de circulação, mas disse depois que os automóveis serão apenas remanejados entre as equipes policiais.
Com a decisão, os carros mais altos não serão utilizados por grupamentos que trafegam em alta velocidade, em funções como patrulhamento tático e rondas ostensivas. A velocidade dos utilitários será limitada a 60 quilômetros por hora. Os modelos terão uso permitido pelos batalhões de trânsito, comunitários e escolares.
Segundo a PM, as ações de maior velocidade serão feitas em automóveis “mais apropriados” como as Blazers, que já fazem parte da frota da corporação. Nos próximos dias, a polícia vai estudar o desempenho dos carros mais altos para determinar um plano de ação definitivo.
“Medidas como alterações mecânicas nos carros e aumento da carga horária no treinamento de motoristas serão estudadas”, afirma o subchefe do Centro de Comunicação Social da PM, tenente-coronel Antônio Carlos Santana. Segundo ele, o estudo deve ser concluído na próxima semana e as operações neste período não serão prejudicadas.
Fonte: g1.globo.com