Um dos nomes mais controversos do plantel do UFC, Bryce Mitchell sempre foi um lutador que se destacou pela agressividade nas suas lutas, mas também pelo comportamento e declarações controversas fora do octógono.
O norte-americano, que enfrenta Kron Gracie no card principal do UFC 310, neste sábado (7), é conhecido tanto por suas habilidades na luta quanto por suas polêmicas opiniões e teorias conspiratórias que frequentemente dividem a opinião pública.
Em sua mais recente manifestação, feita durante o media day do UFC 310, Mitchell abordou a questão dos cintos de segurança, gerando um grande burburinho. Para o lutador, a utilização dos cintos deveria ser uma escolha individual. Segundo ele, em uma situação extrema, como um acidente, poderia ser mais vantajoso não usar o cinto para facilitar uma possível fuga do veículo.
“Eu acho que você deveria escolher se quer usar cintos de segurança. O governo não limpa a minha b**** e não deveria ser capaz de me dizer se quero usar um cinto de segurança”, afirmou.
Contudo, as declarações de Mitchell não se limitam a temas como segurança no trânsito. O lutador também ganhou notoriedade por se envolver em situações que marcaram sua imagem pública.
Em 2018, por exemplo, ele passou por um acidente doméstico que chamou a atenção de seus seguidores nas redes sociais. Enquanto realizava um trabalho em sua casa, Mitchell acabou se acidentando de forma bizarra ao perfurar seu escroto com uma furadeira, o que gerou uma onda de reações entre seus fãs e colegas de profissão, que ficaram surpresos e comovidos com a situação.
COVID-19 e briga com namorada
Além disso, Bryce Mitchell se envolveu em controvérsias políticas e sociais durante a pandemia de Covid-19, quando se manifestou contra as medidas de restrição adotadas por governos ao redor do mundo. O lutador expressou sua resistência ao uso de máscaras e ao lockdown, chegando a afirmar que preferiria morrer do que viver em um regime de restrições que afetasse sua liberdade pessoal.
Em outro episódio envolvendo questões pessoais, Mitchell teve uma briga pública com sua ex-namorada, Kish Jones, que segundo ele, teria vandalizado sua propriedade e o ameaçado. O lutador, em resposta, compartilhou vídeos nas redes sociais pedindo ajuda à comunidade local para proteger sua casa. Um vídeo, inclusive, mostrava Bryce arrombando a porta da residência de Jones para resgatar seu cachorro.
Bryce Mitchell breaks ex girlfriends glass door in attempt to get his dog ‘Pepper’ back. pic.twitter.com/rgudGBPs0n
— Parry Punch (@ParryPunchNews) September 14, 2023
Teorias da conspiração
Ainda mais controverso, o lutador se envolveu em declarações anticientíficas, com uma série de teorias conspiratórias envolvendo vacinas e o governo dos Estados Unidos.
Em uma publicação polêmica, Mitchell afirmou que as vacinas podem causar autismo em crianças ou até mesmo levá-las à morte.
“Eu quero encorajar vocês a não vacinarem suas crianças, porque acho que faz mal para a saúde delas. Podem potencialmente matá-las. Podem torná-las autistas. Essas vacinas são venenosas. Não vacinem suas crianças”, disse o lutador.
O próprio Mitchell também revelou seu pensamento sobre a educação de seus filhos, afirmando que planeja educar seu filho em casa, alegando que as escolas públicas poderiam ‘transformar as crianças em gays, comunistas e satanistas’. Para ele, a falta de ensinamentos religiosos nas escolas públicas seria uma falha grave, associando a ausência da Bíblia ao afastamento de valores morais.
“Tucker vai ser educado em casa. Vamos educar nossas crianças em casa ou eles vão acabar se tornando gays. Não quero que ele seja um comunista, não quero que ele venere Satã e não quero que ele seja gay. Eles tiraram o livro mais valioso das escolas públicas, o recordista de vendas. O mais antigo e mais preciso documento histórico de todos: a Bíblia. Eles tiraram da escola e substituíram por Edgar Allen Poe, que transava com o primo dele. Meu filho não vai ler Edgar Allen Poe. Ele vai ler a Bíblia. Se você não ensinar essas coisas às crianças, elas vão ser diretamente oferecidas ao demônio. Não vamos deixar isso acontecer”, finalizou.
Terra plana
Bryce Mitchell também acredita na Terra plana, seja seu envolvimento com teorias conspiratórias, que ele compartilhou em diversas ocasiões. Em um episódio no podcast de Joe Rogan, por exemplo, ele fez duras críticas ao apresentador e se declarou um defensor da teoria da Terra plana.
“Eu estou aqui para chamar o Joe Rogan por me criticar e criticar minha mãe. Ele tem feito isso por tempo demais. Minha mãe e eu afirmamos com firmeza que a Terra é plana. Segundo nossa crença, a Terra é estacionária, com os corpos celestes – as estrelas e o sol – girando ao redor do nosso planeta parado. E estou pronto para substanciar essa crença com evidências contundentes”, disse.
A teoria da Terra plana é uma crença que defende a ideia de que a Terra não é um esferoide (como é amplamente aceito pela ciência), mas sim uma superfície plana. Segundo os defensores dessa teoria, a Terra seria um disco plano, com o Polo Norte no centro e uma “borda” em volta, além de argumentarem que a gravidade e outras leis da física como conhecemos não se aplicariam da maneira como a ciência convencional explica.
Bryce Mitchell no UFC 310
Bryce Mitchell, com 30 anos, tem um retrospecto de 16 triunfos e três reveses, além de ser reconhecido por suas habilidades na luta agarrada. O norte-americano vem de dura derrota para Josh Emmett, em embate que chegou a ter espasmos após ser duramente nocauteado.
Andre Fili. Ele agora está focado na luta contra Kron Gracie e quer voltar ao caminho das vitórias rumo ao topo dos pesos penas (até 65,7kg.), divisão liderada por seu antigo algoz, Ilia Topuria.