Início Brasil Polícia impede ataques a bomba na Paulista e no RJ

Polícia impede ataques a bomba na Paulista e no RJ


Da redação

A Polícia Civil de São Paulo realizou uma operação nesta segunda-feira para impedir um ataque com bombas caseiras e coquetéis molotov na Avenida Paulista. A ação mirava pessoas envolvidas em um grupo virtual que planejava gerar pânico e incitar violência, sem pauta definida. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), 12 suspeitos, com idades entre 15 e 30 anos, foram identificados e levados para prestar esclarecimentos.

No Rio de Janeiro, outro plano semelhante foi desarticulado pela Polícia Civil, que evitou um ataque contra a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), também previsto para ontem. Três suspeitos foram detidos. As investigações apontam relação direta entre os envolvidos nos dois estados.

De acordo com o Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad) da Polícia Civil de São Paulo, os integrantes do grupo virtual repassavam informações e instruções para a fabricação de artefatos explosivos e para reconhecer policiais infiltrados em manifestações, segundo o delegado-geral Artur Dian.

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, delegado Osvaldo Nico Gonçalves, afirmou em coletiva que o objetivo era “tumultuar, angariando pessoas para fazer uma manifestação e para fazer um tipo de ‘atentado’”. As ações de monitoramento contaram com o apoio da Divisão de Crimes Cibernéticos, que identificou suspeitos atuando na capital, na região metropolitana e no interior do Estado.

Segundo a SSP, o grupo investigado faz parte de uma rede nacional com mais de 7 mil participantes, envolvida na discussão de ações violentas em várias regiões do país. A mobilização era mais intensa nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com a pasta.