Da redação do Conectado ao Poder
Equipamentos como sprays de pimenta e armas de choque serão usados para reforçar abordagens policiais com menor risco de letalidade

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recebeu nesta terça-feira (29) um novo lote de equipamentos não letais, repassados pelo governo federal como parte do Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força. Foram entregues 8,5 mil sprays de pimenta e 1,8 mil armas de choque, em cerimônia realizada no Complexo de Ensino da PMDF, em Taguatinga.
A iniciativa faz parte de uma política nacional voltada à modernização e padronização das práticas operacionais das forças de segurança, com foco na redução da letalidade policial. Os equipamentos entregues possibilitam uma atuação mais segura em situações de risco, ampliando a proteção de policiais e da população.
Participaram da cerimônia o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo; a vice-governadora do DF, Celina Leão (PP); o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar; e a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka. O evento reforçou o compromisso institucional com o uso proporcional da força.
A medida segue diretrizes do governo federal para a padronização de procedimentos policiais e será aplicada em ações operacionais da corporação. Segundo o Ministério da Justiça, o projeto tem alcance nacional e prevê a entrega de equipamentos similares a outras forças policiais estaduais.





