Polícia penal do DF faz operação para fiscalizar saidão de 2025

Da redação do Conectado ao Poder

A ação mobilizou forças de segurança e resultou na reapreensão de custodiados em desacordo com as regras

A Polícia Penal do Distrito Federal realizou uma operação de fiscalização no último saidão de 2025, que começou na segunda-feira (22). A ação teve como objetivo garantir o cumprimento das regras por parte dos 1.689 custodiados em liberdade temporária, sendo este o último período de saída do ano.

As equipes mobilizaram forças de segurança de diferentes unidades penais do DF para localizar e recolher aqueles que descumpriram as normativas estabelecidas. Entre os custodiados, 61 eram mulheres, liberadas pela Penitenciária Feminina do Distrito Federal. Eles devem retornar às unidades prisionais até o dia 26 de dezembro; a não obediência a esse prazo é considerada fuga.

A operação integrada contou com a participação de 18 equipes de fiscalização e apoio de mais 10 equipes da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE). A ação foi estratégica, abrangendo 12 regiões administrativas e foi acompanhada por 120 policiais penais e um cão policial K9. No total, 12 custodiados foram recolhidos após cometerem faltas disciplinares.

Alexandre Muniz, diretor de Fiscalização, enfatizou a importância dessas operações durante os períodos de saída. “A Polícia Penal intensifica as fiscalizações para prevenir possíveis ilícitos e garantir maior tranquilidade à sociedade durante as festividades”, afirmou.

A população está convidada a colaborar, de forma anônima, com informações sobre custodiados que estejam descumprindo as regras. As denúncias podem ser feitas pelo telefone ou WhatsApp (61) 9 9666-6000, disponível para a Polícia Penal do Distrito Federal.