A população mundial ultrapassou 8 bilhões de habitantes, informou a Organização das Nações Unidas nesta terça-feira (15).
Segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres, este é “um marco importante no desenvolvimento humano”, principalmente porque “esse crescimento sem precedentes” – em 1950 eram 2,5 bilhões de habitantes – “é resultado de um aumento gradual da longevidade graças aos progressos da saúde pública, nutrição, higiene e da medicina”.
No entanto, o diplomata lembra que o crescimento populacional representa grandes desafios para os países mais pobres. De acordo com Guterres, a menos que seja superada a lacuna entre os que têm e os que não têm recursos, o mundo está se preparando para um ser um lugar “cheio de tensões e desconfiança, crise e conflito”.
Conforme dados da ONU, a população global levou 12 anos para crescer de sete para oito bilhões, mas chegará a nove bilhões em cerca de 15 anos, em 2037.
A partir deste ano, mais da metade da população mundial viverá na Ásia, com a Índia e a China representando a maior parte dos habitantes no leste e sudeste da Ásia, onde se concentram 2,3 bilhões de pessoas.
Fonte: Terra