Início Distrito Federal Por meio de ações, Ibaneis deu autonomia aos trabalhadores da reciclagem do...

Por meio de ações, Ibaneis deu autonomia aos trabalhadores da reciclagem do DF; segundo mandato será de mais fomentação

- Publicidade -

Da redação do Conectado ao Poder

A reciclagem é essencial para uma sociedade sustentável, em que há reaproveitamento do resíduo para criação de novos produtos, gerando economia para as empresas, além de outros benefícios, como redução no gasto de energia e diminuição dos gases de efeito estufa (GEE).

Ibaneis, entre as atividades de fomentação, entregou o primeiro Complexo Integrado de Reciclagem do DF, dando a oportunidade de trabalho a 700 pessoas, fez entregas de ferramentas para melhorar as condições de trabalho dos catadores e fortificou o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que passou a tratar 100% do chorume, serviço antes realizado pela Caesb. A coleta seletiva também aumentou, passando de 28 contratos em 2018 para 41 em 2022, atendendo 32 das 33 cidades do DF.

O governador entende as boas condições que tem dado, tendo em vista o investimento pesado de mais de R$ 7 milhões na reciclagem do DF. “Estou dando dignidade, principalmente, para aqueles que mais precisam”, afirma.

O assessor especial do chefe do executivo local, Gustavo Aires, ex-administrador de Samambaia, esteve, na quinta-feira (20), representando Ibaneis no Seminário da Rede Alternativa de Reciclagem e falou do olhar de atenção do governador para o setor. “Ele tem um carinho especial pela categoria e no próximo mandato, pretende empoderar ainda mais a categoria”, pontuou.

Algumas ações para a segunda gestão estabelecidas em plano de governo:

  • Agentes da Cidadania Ambiental: programa destinado aos catadores de materiais recicláveis, de modo a contribuir para a inclusão no mundo do trabalho na área ambiental;
  • Estabelecer uma política regional de estímulo à implantação de indústria de recicláveis, identificando que tipo de indústria deveria ser estimulada, em articulação com a Secretaria de Economia e Secretaria de Meio Ambiente, estimulando o beneficiamento de resíduos em ação com apoio das cooperativas de catadores;
  • Executar o Programa de Apoio à Reciclagem;
  • Ampliar condições de apoio a catadores de materiais recicláveis;