Por que dia 19 de agosto é Dia Nacional do Ciclista?

02d5e8_75ce16cc99bf4d9db960e602909476a4-mv2No dia 19 de agosto de 2006, Pedro Davison, um estudante prestes a se graduar em Bilogia, foi morto em pleno Eixo Rodoviário do Distrito Federal. Pedro tornou-se vítima fatal de um motorista irresponsável. O motorista que atropelou o estudante, em faixa proibida à circulação de veículos automotores, não deu assistência à vítima e fugiu. Só foi preso graças a um motoqueiro que anotou a placa do carro e avisou a polícia. Sua carteira de habilitação estava vencida.

 Infelizmente, casos como o ocorrido com o jovem Pedro Davison se repetem no país. Motoristas transgressores, que dirigem alcoolizados e em alta velocidade, matam pessoas, destroem famílias e geram prejuízos milionários à Nação. Apesar de tanta violência no trânsito, o número de ciclistas no Brasil ultrapassa 50 milhões de usuários que, em sua esmagadora maioria, é formada por trabalhadores, que dependem da bicicleta para ir trabalhar diariamente.

 Mas a tristeza e a dor da ausência dos familiares e amigos do ciclista Pedro Davison foi transformada em luta pela tolerância e respeito às leis de trânsito. Sou um dos parlamentares signatários do Projeto de Lei construído pela ONG Rodas da Paz, em parceria com o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara Federal (CEDES), que pretende oficializar, em breve, o dia 19 de agosto como Dia Nacional do Ciclista, uma data que já é celebrada em todo o país.

 A Câmara Federal e o Senado precisam reafirmar a importância de se combater a impunidade, assegurar o respeito aos diferentes modais e as conquistas dos últimos anos relacionadas à mobilidade urbana e à paz no trânsito.

 Passeio ciclístico Roda da Paz

Neste domingo (21) o Dia Nacional do Ciclista será comemorado com a realização do 14º Passeio Ciclístico Rodas da Paz. O tradicional passeio terá como tema “Todo dia é Dia do Ciclista”. A concentração começa a partir das 8h, no Museu Nacional, com saída prevista para as 9h. O percurso do passeio se estenderá até a Ponte JK.

 *Izalci Lucas é Deputado Federal (PSDB/DF)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui