Portabilidade de crédito já pode ser feita de forma digital


Da redação

A partir desta semana, correntistas já podem solicitar a portabilidade de crédito por meio do open finance, permitindo a transferência digital de empréstimos entre instituições financeiras diretamente pelos aplicativos dos bancos. O serviço, lançado logo após o open finance completar cinco anos, representa um avanço para ampliar a concorrência no setor de crédito brasileiro.

Tradicionalmente, a portabilidade de crédito fora do open finance leva de 20 a 25 dias para ser concluída. Agora, com a nova ferramenta digital, o processo promete mais agilidade, transparência e autonomia para o consumidor renegociar seus empréstimos.

Neste primeiro momento, a funcionalidade está disponível apenas para operações de crédito pessoal sem consignação, os chamados empréstimos “clean”. A expectativa, segundo o cronograma atual, é ampliar gradualmente para outras modalidades, como consignado do INSS, previsto para novembro de 2026.

Durante coletiva nesta terça-feira (3), a presidente-executiva da Associação Open Finance Brasil, Ana Carla Abrão, destacou que a novidade é um marco para o setor. “A ideia é chegar ao crédito imobiliário, ou seja, abarcar o mercado de uma maneira muito ampla do ponto de vista de portabilidade”, afirmou.

O open finance, lançado em fevereiro de 2021 pelo Banco Central, permite o compartilhamento seguro de dados financeiros, como informações bancárias, de crédito, seguros e investimentos, com consentimento do usuário. A ferramenta, já adotada por cerca de 30 milhões de pessoas no Brasil, tem potencial para reduzir juros no crédito sem garantia, cujas taxas variam atualmente de 4% a 20% ao mês, ao facilitar a comparação e renegociação entre bancos.