Por Sandro Gianelli
Historicamente, MDB e PP, sempre seguiram aliados no Distrito Federal. Após a reeleição histórica do governador Ibaneis Rocha, no primeiro turno, o assunto do momento é quem poderá disputar o Governo do Distrito Federal em 2026. Claro, com o apoio de Ibaneis.
Celina Leão, vice de Ibaneis (2023-2026) e Rafael Prudente (deputado federal 2023-2026) estão entre os nomes mais lembrados.
Hoje (17), Celina e Rafael estiveram com o governador Ibaneis, na pauta a união de ambos e de seus partidos. Celina afirmou ao Conectado ao Poder que seguirá unida, a disposição de Ibaneis Rocha e que não há disputa entre ela e Rafael Prudente. “Eu e o Rafael vamos seguir unidos. O momento é de muito trabalho e independente das eleições e dos cargos em disputa, nosso grupo seguirá unido em 2026”, disse Celina.
Nas eleições de 2026, teremos a disputa de duas cadeiras ao senado, além dos cargos de governador e vice-governador. Ibaneis, caso queira, deverá disputar uma das vagas ao senado. Cabe aos demais a união em torno dos demais cargos.
Por hora, tem muito trabalho a ser feito no DF e se o grupo trabalhar com a mesma garra que trabalhou durante esse mandato, o reconhecimento da população será certo.
Para quem prega aquela máxima de dividir para governar, o grupo que hoje comanda o DF, provou, na prática, que unidos se vão longe. E quem desagregou, ficou de fora.