Início Distrito Federal Prazo para registro de chapas nos conselhos de segurança encerra em 13...

Prazo para registro de chapas nos conselhos de segurança encerra em 13 dias

Quem quiser ser representante dos Consegs-DF tem até o dia 28 deste mês para fazer o registro da chapa

O prazo para efetuar o registro de chapa e se candidatar nas eleições dos conselhos de segurança comunitários do Distrito Federal (Consegs-DF) encerra no dia 28 deste mês. Quem tiver interesse deve formalizar um requerimento à comissão eleitoral exclusivamente pelo e-mail registro.conseg2023@ssp.df.gov.br. O requerimento deve conter os candidatos de cada chapa. É necessário observar as regras do edital das eleições disponível neste site.

São vedadas as inscrições individuais de candidato e de chapa que não estejam com todos os cargos devidamente preenchidos. O candidato deve ter pelo menos 18 anos de idade na data de registro da chapa e não poderá integrar mais de uma chapa, ainda que esteja concorrendo a cargos diversos. Não serão permitidas chapas que tenham entre os integrantes servidores públicos da ativa, efetivos ou comissionados, dos órgãos e entidades das forças de segurança e demais órgãos relacionados no edital, disponível no site da Secretaria Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).

O candidato deverá residir na região administrativa correspondente à área do Conseg ao qual deseja se candidatar ou exercer atividade funcional e ou profissional na área de abrangência do respectivo conselho há pelo menos dois anos ininterruptos.

Como votar nos Consegs

Para participar votando nas chapas, o interessado deve realizar um cadastro prévio até  6 de setembro. O processo é simples e rápido.

A votação será em 29 de outubro. O eleitor deverá comparecer presencialmente à região administrativa no dia de votação. Os votos serão registrados em urnas eletrônicas, disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), por meio de parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF).

No cadastro de eleitor, o interessado deve anexar o título de eleitor, um documento oficial com foto e o comprovante de residência. O eleitor deve possuir domicílio eleitoral no Distrito Federal na área de abrangência do Conseg para o qual que pretende votar. O voto é facultativo, sigiloso e voluntário. Para acessar o sistema de cadastro é preciso ter uma conta no serviço de autenticação do Governo Federal (GovBr).

Conselhos de Segurança Comunitários

Os Consegs são canais de participação popular de caráter consultivo e deliberativo pelos quais a população pode auxiliar os órgãos de segurança pública do Distrito Federal, encaminhando as demandas de cada região às autoridades governamentais. São órgãos de participação voluntária e sem fins lucrativos.

Mais informações, clique aqui.

*Com informações da SSP-DF

Fonte: Agência Brasília