Prazo para registro de chapas nos conselhos de segurança encerra em 13 dias

Quem quiser ser representante dos Consegs-DF tem até o dia 28 deste mês para fazer o registro da chapa

O prazo para efetuar o registro de chapa e se candidatar nas eleições dos conselhos de segurança comunitários do Distrito Federal (Consegs-DF) encerra no dia 28 deste mês. Quem tiver interesse deve formalizar um requerimento à comissão eleitoral exclusivamente pelo e-mail registro.conseg2023@ssp.df.gov.br. O requerimento deve conter os candidatos de cada chapa. É necessário observar as regras do edital das eleições disponível neste site.

São vedadas as inscrições individuais de candidato e de chapa que não estejam com todos os cargos devidamente preenchidos. O candidato deve ter pelo menos 18 anos de idade na data de registro da chapa e não poderá integrar mais de uma chapa, ainda que esteja concorrendo a cargos diversos. Não serão permitidas chapas que tenham entre os integrantes servidores públicos da ativa, efetivos ou comissionados, dos órgãos e entidades das forças de segurança e demais órgãos relacionados no edital, disponível no site da Secretaria Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).

O candidato deverá residir na região administrativa correspondente à área do Conseg ao qual deseja se candidatar ou exercer atividade funcional e ou profissional na área de abrangência do respectivo conselho há pelo menos dois anos ininterruptos.

Como votar nos Consegs

Para participar votando nas chapas, o interessado deve realizar um cadastro prévio até  6 de setembro. O processo é simples e rápido.

A votação será em 29 de outubro. O eleitor deverá comparecer presencialmente à região administrativa no dia de votação. Os votos serão registrados em urnas eletrônicas, disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), por meio de parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF).

No cadastro de eleitor, o interessado deve anexar o título de eleitor, um documento oficial com foto e o comprovante de residência. O eleitor deve possuir domicílio eleitoral no Distrito Federal na área de abrangência do Conseg para o qual que pretende votar. O voto é facultativo, sigiloso e voluntário. Para acessar o sistema de cadastro é preciso ter uma conta no serviço de autenticação do Governo Federal (GovBr).

Conselhos de Segurança Comunitários

Os Consegs são canais de participação popular de caráter consultivo e deliberativo pelos quais a população pode auxiliar os órgãos de segurança pública do Distrito Federal, encaminhando as demandas de cada região às autoridades governamentais. São órgãos de participação voluntária e sem fins lucrativos.

Mais informações, clique aqui.

*Com informações da SSP-DF

Fonte: Agência Brasília

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui