Presidente da CEB reafirma compromisso com Pepa para expandir iluminação de LED em Planaltina e Arapoanga

- Publicidade -

Da redação do Conectado ao Poder 

A Companhia Energética de Brasília (CEB), está fazendo novos investimentos para melhorar a qualidade de vida da população do Distrito Federal. Edson Garcia, presidente da CEB, esteve recentemente em reunião com o deputado distrital Pepa (PP) e os administradores Sérgio Araújo do Arapoanga e Wesley Fraga de Planaltina para discutir melhorias na iluminação da região norte.

Durante o encontro, Garcia reafirmou o compromisso da CEB em implementar sistemas de iluminação de LED nas duas cidades, conforme orientação do governador Ibaneis Rocha. “A gente está aqui para reafirmar o nosso compromisso, a nossa parceria, fazer com que Planaltina e Arapoanga sejam cidades iluminadas e seguras para a qualidade de vida da nossa população”, disse o presidente. Garcia enfatizou que a parceria visa transformar a qualidade de vida da população local.

  • Novidades

O programa “Brasília Capital Iluminada” foi anunciado para modernizar a iluminação pública em todo o Distrito Federal, visando aumentar a eficiência energética e a segurança dos cidadãos. Esse projeto inclui a construção de usinas fotovoltaicas para promover a geração de energia limpa e sustentável. O presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edson Garcia, explicou o planejamento, manutenção e execução do serviço, com a meta de oferecer uma iluminação de primeiro mundo para a capital, estimulando o comércio noturno e o uso dos espaços públicos à noite. Um dos destaques do programa é o sistema EXATI, que monitora chamados e pontos de iluminação pública.

A CEB também revelou planos para a geração de energia fotovoltaica destinada a abastecer edifícios do governo do Distrito Federal, contribuindo para a redução das emissões de gás carbônico. As lâmpadas de LED, que são mais econômicas, duráveis e proporcionam uma iluminação uniforme e brilhante, são o foco desse projeto. Segundo a instituição, desde 2019, a CEB já substituiu mais de 105 mil luminárias tradicionais por LED, demonstrando seu compromisso com a qualidade de vida e a sustentabilidade da capital. A meta é que, até 2026, todo o Distrito Federal esteja completamente iluminado por luzes de LED.

Responsabilidade ambiental 

A modernização da iluminação pública no Distrito Federal pela CEB reduziu 1,8 mil toneladas de emissões de CO2 em 2023, trocando luminárias halógenos por LED. Atualmente, há 105 mil luminárias de LED, com a meta de triplicar até 2026. A CEB adota práticas sustentáveis, como reutilização de luminárias retiradas e descontaminação das queimadas, resultando na retirada de 483 gramas de mercúrio em parceria com empresas de Goiás.

Notícias no seu celular

Clique aqui e faça parte da nossa comunidade exclusiva onde você receberá as notícias mais recentes e importantes publicadas pelo Conectado ao Poder diretamente no seu celular.

Siga o Conectado ao Poder no Instagram

Clique aqui e siga o Conectado ao Poder no Instagram e fique por dentro das novidades, análises e atualizações exclusivas!

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui