Início Sem categoria Presidente do PSB de Ceilândia divulga nota do falecimento de Oscar Niemayer...

Presidente do PSB de Ceilândia divulga nota do falecimento de Oscar Niemayer aos ceilandenses

Como todo e qualquer ser vivo, neste dia 05 de Dezembro, aos 104 anos, o arquiteto Oscar Niemayer finalizou uma vida repleta de traços e curvas sinuosas.

Como todo e qualquer, porém único. Foram mais de 50 grandes obras aclamadas por sua genialidade. Oscar, com seu traço genial, não só inovou a arquitetura, como planejou os prédios públicos de Brasília.

No período da ditadura militar, passou o autoexílio na França. Defensor dos ideais comunistas, um verdadeiro Marxista: “As ideias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos”.

Ceilândia, por sua vez, deveria estar com sua bandeira a meio mastro, decretar no mínimo dois dias de luto ao glorioso arquiteto.

Talvez, poucos saibam, mas uma das 50 obras do arquiteto encontra-se no nosso meio: a Casa do Cantador, também conhecida como Palácio da Poesia.

Uma homenagem do arquiteto aos Nordestinos, que habitam o Distrito Federal, cuja função é representar a cultura popular.

Oscar se foi.  Mas os sonhos continuam. Como um sonho já sonhado de um grande projeto arquitetônico para feira de Central de Ceilândia.

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.” Oscar Niemayer 1907-2012

Por: Rodrigo Mercúcio – Presidente do PSB de Ceilândia