Início Política Presidente do PT chama de ‘ridícula’ crítica da oposição a desfile em...

Presidente do PT chama de ‘ridícula’ crítica da oposição a desfile em homenagem a Lula


Da redação

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, criticou duramente as reações negativas ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, chamando de “ridícula” a tentativa de transformar a homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em instrumento de desgaste político. A declaração foi dada à CNN Brasil.

Desde domingo, 15, deputados e senadores da oposição vêm criticando a apresentação, acusando a escola de promover campanha antecipada para Lula. Nos bastidores do Congresso, opositores avaliam que a ligação entre o desfile e a imagem do presidente ultrapassa o caráter cultural habitual do evento.

O enredo da escola, intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, foi apresentado na madrugada de segunda-feira, 16, durante o desfile do grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro. A polêmica se intensificou após a inclusão de uma alegoria que, segundo adversários, ironizava famílias conservadoras ao retratá-las dentro de uma lata de conserva.

Edinho Silva ainda negou que a polêmica prejudique a relação de Lula com evangélicos, afirmando que o presidente “sempre teve uma relação de muito respeito com a comunidade evangélica”. Segundo ele, críticas de congressistas oposicionistas não afetam esse vínculo, e destacou: “Os líderes das igrejas sempre tiveram no presidente um aliado na construção de políticas públicas para o fortalecimento das famílias brasileiras”.

Durante o desfile, o presidente Lula e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, estiveram no camarote da prefeitura do Rio de Janeiro, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), e desceram à Marquês de Sapucaí para cumprimentar integrantes das escolas.