Da redação
A advogada Leandra Alvarenga, 45, deixou a carreira jurídica em 2021 para fundar a Cerrado Blue, empresa dedicada ao cultivo de mirtilos em Sobradinho, Distrito Federal, com objetivo de inovar na agricultura e promover o turismo rural na região. A iniciativa, criada também por Evaldo Alvarenga, 47, e Zuilene Lima Soares, 46, nasceu da proposta de aproximar o público urbano do meio rural, em uma área estratégica para a produção agrícola do Cerrado.
Segundo Leandra, a decisão de migrar para o setor agrícola foi motivada pelo desejo de criar um novo modelo de negócio, indo além da simples produção. “O foco deixou de ser apenas produzir e passou a ser comunicar, ensinar e inspirar”, destaca, ressaltando a intenção de conectar o campo à cidade e estruturar um projeto sustentável. Ela menciona que Brasília representa um local chave para o desenvolvimento desse modelo, integrando produção, experiência e educação.
A empresária observa que havia grande curiosidade do público sobre o cultivo, mas também certo distanciamento em relação à origem dos alimentos. “Foi decisivo abrir as portas para experiências que aproximem as pessoas da agricultura. Ver o interesse das novas gerações em entender o ciclo da fruta e a importância da sustentabilidade marcou profundamente essa trajetória”, afirma Leandra.
Inspirada pelo caráter inovador da construção de Brasília, ela busca tornar a Cerrado Blue uma referência em tecnologia e sustentabilidade na produção de mirtilos no Cerrado, além de um importante destino de turismo rural. “A expectativa é que a Cerrado Blue seja exemplo de como empreender no agro conectando tecnologia, conhecimento e propósito”, conclui.
Leandra aconselha as próximas gerações a não perderem a conexão com a origem dos alimentos, ressaltando o potencial do campo mesmo em cidades planejadas como Brasília.






