Na última quinta-feira (28/11), foi realizada a atividade final do projeto Produtor de Água Mirim em 2024. Na edição deste ano, o projeto envolveu 150 alunos de escolas públicas e privadas do Distrito Federal, proporcionando uma experiência enriquecedora e divertida em contato com a natureza. Como resultado, 800 mudas de espécies nativas do cerrado foram plantadas em parceria com o Projeto Produtor de Água no Pipiripau e o Projeto Produtor de Água no Descoberto. Ao longo do programa, foram promovidas oito ações de plantio, distribuídas por quatro regiões de cada bacia hidrográfica.
Durante as ações, a equipe de educação ambiental da Adasa e o programa Adasa na Escola promoveram atividades educativas com os participantes, incentivando a conscientização e o aprendizado. As mudas, cedidas pela Embrapa Cerrados, incluíram espécies representativas da rica biodiversidade do Cerrado e foram plantadas em áreas destinadas à preservação e recuperação. A Emater-DF contribuiu fornecendo lanches, enquanto a Caesb, coordenadora do Produtor de Água no Descoberto, desempenhou um papel fundamental no apoio às iniciativas.
O Produtor de Água Mirim, que está na sua 4ª edição, é realizado somente durante o período chuvoso no Distrito Federal, aproveitando as condições ideais para o crescimento das mudas. Ao longo das 4 edições, aproximadamente 1000 alunos foram conscientizados e participaram das ações do projeto.
Fonte: Adasa-DF