Programa Casas a Custo Zero abre novo credenciamento para municípios


Família beneficiada em Ivolândia: programa já entregou moradias em 25 municípios (Foto: Edgard Soares)

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) abriu o quarto ciclo de credenciamento de municípios para contratação de casas a custo zero. As prefeituras interessadas em construir moradias em parceria com o Governo de Goiás, por meio do Programa Pra Ter Onde Morar – Construção, devem acessar a plataforma Conecta Prefeitos, disponibilizada no site da Agehab.

“Quando assumi a gestão da Agehab, o governador Ronaldo Caiado me deu a missão de chegar a 10 mil casas a custo zero. Para isso, era preciso trazer as prefeituras para mais perto, pois este programa só existe com a parceria dos municípios”, conta o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.

Assim, lembra ele, foi lançado o Chamamento 001/2023, em setembro de 2023, para criação do Banco de Municípios com Lotes Credenciados na plataforma Conecta Prefeitos. O sistema permite o envio de toda a documentação de forma on-line, com prazos certos para os dois lados, tanto para o município quanto para a Agehab.

Conecta Prefeitos

O quarto ciclo de credenciamento se estende até o dia 29 de fevereiro por meio da plataforma Conecta Prefeitos. Para difundir a informação, a Agehab realizou, no último dia 9 de fevereiro, um encontro com gestores municipais e suas assessorias técnicas para explicar como funciona a plataforma Conecta Prefeitos.

O evento ocorreu no auditório da Agência Goiana de Municípios (AGM) com a presença de 43 representantes municipais que já demonstraram interesse no programa. Além de novos municípios, podem participar deste ciclo as prefeituras que não conseguiram concluir os pleitos anteriores.

“Ter a clareza de documentos e prazos e uma plataforma digital permite que o município ingresse no programa em apenas 57 dias. Esta estratégia revelou-se um grande sucesso, pois, em sete meses, três ciclos, contabilizamos o cadastro de 83 municípios, com 4 mil lotes. Desses, 24 com mais de 1,2 mil lotes já estão habilitados no Banco de Credenciamento e seguem para fase de contratação, sendo que os demais estão em fase de análise documental”, explica a diretora técnica, Sirlei Guia.

Programa conta com a parceria das prefeituras, que apresentam lotes e infraestrutura (Foto: Edgard Soares)

Casas a custo zero

Lançado em 2021, o Programa Pra Ter Onde Morar – Construção visa a realização de parceria com prefeituras para entregas de casas custo zero. Em 2022, o programa entregou 50 unidades habitacionais e, em 2023, 1.028. Estão em fase de contratação mais de 4 mil unidades e outras 1,7 mil já foram contratadas.

Saiba mais

Em 2023, governo estadual entrega 717 casas a custo zero

Ouça a matéria

Estado abre novo ciclo de credenciamento de municípios para Casas a Custo Zero


Download



Fonte: Agência Cora de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui