Da redação
Setenta pesquisadores de Goiás foram selecionados nesta quarta-feira, 24 de junho, para receber apoio financeiro do programa Goiás Pelo Mundo, com objetivo de apresentar trabalhos científicos em eventos internacionais. A relação final dos contemplados no primeiro ciclo do edital foi divulgada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
Os pesquisadores selecionados participarão de eventos científicos em diversos países, incluindo Turquia, Espanha, Uruguai, Estados Unidos, Áustria, Portugal, Argentina, Itália, Colômbia e África do Sul, em locais distribuídos pela Europa, Américas, África e Ásia. Outros 63 pesquisadores ficaram listados em cadastro de reserva para futuras oportunidades.
O edital deste primeiro ciclo prevê apoio para eventos a serem realizados entre agosto deste ano e fevereiro de 2027. O investimento total destinado nesta etapa é de R$ 700 mil, segundo a Fapeg. O resultado contempla um dos principais movimentos de internacionalização científica no estado.
Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pelo Goiás Social, com execução da Fapeg, o programa visa ampliar a presença de estudantes, professores e pesquisadores goianos em ambientes acadêmicos e científicos fora do Brasil. A iniciativa fomenta a formação qualificada e incentiva o intercâmbio com centros de pesquisa estrangeiros.
O edital estabelece que os recursos são exclusivos para despesas relacionadas à participação em eventos, desde que o pesquisador apresente trabalho em formato oral ou pôster. Segundo as regras, podem se inscrever doutores vinculados a instituições de ensino superior públicas ou privadas sem fins lucrativos de Goiás, além de integrantes de institutos de ciência e tecnologia estaduais.
Considerando os dois ciclos previstos, o investimento total na iniciativa será de R$ 1,2 milhão, com a oferta de 120 auxílios individuais no valor de R$ 10 mil cada. O programa atende pesquisadores de todas as áreas do conhecimento vinculado a instituições goianas, estimulando a internacionalização da produção acadêmica local.





