Programação especial para comemorar a Semana do Meio Ambiente

- Publicidade -

Conexão ambiental incluirá palestras, feira de adoção de pets e circuito de mountain bike e shows com o Bloco Eduardo e Mônica e com a Orquestra Sinfônica

Águas Emendadas – Agência Brasília

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Parque da Cidade receberá a primeira edição do Conexão Ambiental. Durante os quatro dias de evento, que começa na quinta-feira (6/06) e vai até domingo (9), serão realizadas palestras, exposições, feira de adoção de pets, campeonato de mountain bike e shows com o Bloco Eduardo e Mônica e com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS). Tudo de graça.

O evento será aberto na quinta-feira, às 9 horas, na arena montada no estacionamento 12 do Parque da Cidade, em frente ao parque Ana Lídia. Na solenidade, que contará com a presença do secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, Gutenberg Gomes, e demais órgãos que compõem o sistema de proteção ambiental na capital, será entregue o Programa Parque Educador Digital. Na ocasião também será aberta, oficialmente, a Semana do Meio Ambiente.

- Continua após a publicidade -

Educar para preservar

Um dos objetivos do Conexão Ambiental é despertar nos jovens e adultos a consciência sobre a importância da preservação. Na quinta e na sexta-feira, 800 estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas do DF visitarão o projeto, onde participarão de palestras, visitarão exposições e poderão conhecer um pouco mais sobre as ferramentas de preservação da fauna e da flora.

Com efeitos cada vez mais presentes e destrutivos na sociedade, as mudanças climáticas serão discutidas durante o evento. As secas prolongadas em algumas regiões e o grande volume de chuvas em outras áreas são exemplos das variações observadas nas últimas décadas. Atualmente, o Rio Grande do Sul enfrenta a maior tragédia natural da história, causada pelos efeitos das mudanças no clima, diretamente atrelada à destruição do meio ambiente.

Durante o evento, também serão discutidos mecanismos de fomento à economia criativa, com foco na sustentabilidade e no incentivo aos produtores de alimentos orgânicos, fabricantes de equipamentos ecológicos, artesãos, comerciantes de produtos sustentáveis e de cuidado animal. Outra proposta é potencializar a geração de negócios, por meio da realização da Feira de Produtos Sustentáveis.

Programa para toda família

No sábado e no domingo, o público poderá participar de rodas de conversa, feira de adoção de pets, plantio de espécies nativas do Cerrado, além de adquirir alimentos diretamente dos produtores. No sábado, o bloco Eduardo e Mônica se apresentará gratuitamente, às 17 horas. No domingo, a diversão começa logo cedo, às 8 horas, com o Circuito Mountain Bike. A Semana do Meio Ambiente será encerrada com apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, às 16 horas.

Conexão Ambiental

O Conexão Ambiental é uma realização do Instituto Incubadora, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal. Para a presidente do instituto, Gisele Almeida de Sousa, o evento coloca em pauta um tema fundamental para a sociedade: a preservação do meio ambiente.

“O projeto trata de uma pauta cada vez mais relevante e atual, e visa conscientizar a população, desde a infância, para a preservação do meio ambiente. Durante toda a semana, em parceria com a Sema e os demais órgãos ambientais do GDF, vamos realizar palestras, exposições, feira de animais e uma série de eventos com foco na preservação, principalmente, do nosso cerrado, que é o berço das águas”, afirma.

Para o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, Gutemberg Gomes, o evento chama atenção para uma pauta urgente e que necessita de ações coletivas. “O Conexão Ambiental marca a união de esforços entre órgãos, instituições e a sociedade civil. A colaboração de todos tem sido fundamental para alcançarmos nossos objetivos. De forma transversal, estamos fortalecendo políticas públicas e projetos que visam a conservação dos recursos naturais, a recuperação de ecossistemas degradados e a proteção da fauna e flora do Distrito Federal”, destaca Gutemberg.

O evento tem apoio O evento tem apoio da Secretaria de Esporte e Lazer; Secretaria de Ciência e Tecnologia; Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Secretaria de Cultura e Economia Criativa; Secretaria da Mulher; Secretaria de Educação; Secretaria de Governo; Caesb; Terracap; Novacap; SLU; Emater-DF; ETR; Brasília Ambiental; Adasa; PMDF; Ibama; Zoológico; Jardim Botânico; UnDF e demais órgãos do GDF.

Serviço | Conexão Ambiental em Comemoração à Semana do Meio Ambiente
Data:
6 a 9 de junho
Local: Estacionamento 12 do Parque da Cidade
Hora: 9h
Entrada gratuita
Classificação livre

Notícias no seu celular
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade exclusiva onde você receberá as notícias mais recentes e importantes publicadas pelo Conectado ao Poder diretamente no seu celular.

Siga o Conectado ao Poder no Instagram
Clique aqui e siga o Conectado ao Poder no Instagram e fique por dentro das novidades, análises e atualizações exclusivas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui