Projeto oferece cursos profissionalizantes gratuitos à mulheres do DF

O Projeto teve início no Paranoá e irá contemplar também outras cidades. Só na primeira etapa 240 mulheres participaram e no final desta semana receberão certificado de conclusão.

O empoderamento feminino depende da independência financeira da mulher, por esse motivo a fila para inscrição nos cursos de capacitação gratuitos no Paranoá foi enorme e atingiu a lotação máxima em apenas dois dias. O Projeto “Jornada da Mulher Empreendedora” teve início no dia 27 de janeiro deste ano e é voltado à instrução e capacitação gratuitas do público feminino de baixa escolaridade, dando a essas mulheres uma oportunidade de ingressarem no mercado formal de trabalho.

A estrutura montada para a realização dos cursos possui mais de 800m² e está situada no estacionamento da administração do Paranoá. Nesta primeira etapa do projeto 240 mulheres foram contempladas e sairão com certificado de conclusão de curso após o término das aulas. A conclusão dos cursos e entrega de certificados será no próximo sábado (22).

Os cursos profissionalizantes são totalmente gratuitos e acontecem nos turnos da manhã e da tarde. Todas as turmas tiveram lotação máxima e alto índice de participação, o que revela o interesse dessas mulheres em melhorar de vida. As participantes receberam também uma camiseta do evento.

Com duração de 04 semanas, os cursos oferecidos foram de secretariado administrativo, manicure e pedicure, informática básica, designer de sobrancelhas, cabeleireira e maquiagem profissional. Além destes cursos foram ministradas 10 palestras durante os intervalos das aulas. Com temas que abordam questões motivacionais e de empreendedorismo no Brasil.

O Projeto “Jornada da Mulher Empreendedora” é uma parceria do Instituto EU LIGO com a Secretaria do Trabalho e contou com o apoio do Instituto Cultural e Social do Distrito Federal (InCS) e Instituto Mix Cabeleireiros. Segundo os organizadores a ideia é capacitar a mulher e incentivá-la a tocar seus projetos, fomentando a formalização de novas microempreendedoras individuais (MEI) ou cooperativas.

Todos os recursos necessários para a aprendizagem das alunas foram disponibilizados pela organização do evento e a parte prática era praticada com as próprias alunas, uma treinando na outra aquilo que aprendeu. Os recursos foram destinados através de emenda parlamentar do deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui