Início Brasil Projeto Rondon inicia Operação Pé Vermelho no Paraná

Projeto Rondon inicia Operação Pé Vermelho no Paraná


Da redação

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, iniciou nesta sexta-feira (23) a Operação Pé Vermelho no Paraná. A ação acontece em 12 municípios do Vale do Ivaí, com objetivo de promover cidadania, inclusão social e reduzir desigualdades regionais.

Até 6 de fevereiro, cerca de 19 mil pessoas devem ser beneficiadas por 1.101 oficinas práticas nas áreas de educação, saúde, comunicação, tecnologia, meio ambiente, trabalho, cultura, direitos humanos e justiça. As cidades atendidas são Araruna, Barbosa Ferraz, Bom Sucesso, Godoy Moreira, Grandes Rios, Iretama, Jardim Alegre, Lidianópolis, Luiziana, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e Santa Fé.

A operação mobiliza 252 voluntários entre universitários e professores de 25 instituições de ensino superior. O centro base regional das atividades é o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada, em Apucarana. A programação pode ser consultada no Instagram do Projeto Rondon (@projetorondonmd).

Na cerimônia de abertura, realizada na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Apucarana, o secretário adjunto da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa, Oswaldo Gomes dos Reis Junior, afirmou: “O Projeto Rondon reencontra os ritos de 1967, mas permanece moderno graças a vocês, rondonistas, que carregam esse espírito acolhedor, sonhador e são ávidos pelo desenvolvimento da nossa sociedade.”

A iniciativa é realizada em parceria com o Governo do Paraná, prefeituras locais, Exército Brasileiro e Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). Desde 2005, o Projeto Rondon já realizou 99 operações que beneficiaram cerca de 2 milhões de brasileiros.