Da redação
Criado em 2017 no Condomínio Vivace, em Taguatinga, o Projeto Vivace surgiu a partir da iniciativa de um grupo de mulheres que se reuniam para jogar futebol duas vezes por semana. Com o tempo, a participação aumentou, incluindo moradoras e convidadas, e o projeto organizou campeonatos internos, fortalecendo a prática esportiva feminina e o espírito comunitário.
Atualmente, o Vivace oferece treinos gratuitos de futebol e futsal para mulheres e meninas. As atividades ocorrem às segundas-feiras no Centro Olímpico do Recanto das Emas, com futebol society, e às terças e quintas-feiras na quadra de rua da QNL 08, em Taguatinga, com futsal. Não há processo seletivo, e todas interessadas podem participar.
Segundo Gal Frazão, idealizadora do projeto, o principal objetivo sempre foi ampliar o acesso ao esporte e criar um ambiente acolhedor. “O Vivace começou de forma muito simples, com mulheres que queriam apenas jogar futebol e se reunir. Com o tempo percebemos que aquilo poderia se transformar em algo maior, um espaço de inclusão, de incentivo ao esporte feminino e de fortalecimento da comunidade”, afirma.
Em 2024, o projeto Vivace foi acolhido pelo Instituto Social Avançar (ISA), entidade sem fins lucrativos que promove iniciativas sociais. Em 2025, o projeto passou a realizar campeonatos e, em sua quinta edição, contabilizou a participação de mais de 120 atletas de todo o Distrito Federal.
O ISA oferece suporte educacional às atletas do projeto, com salas de aula e cursos gratuitos em Libras, inglês, espanhol e computação. O instituto atende atualmente mais de 150 pessoas em situação de vulnerabilidade e incentiva as participantes a se envolverem em atividades esportivas e educacionais. Segundo Eduardo Lima, integrante do ISA, “acreditamos que podemos melhorar a vida das pessoas por meio do esporte e da educação”. Interessadas podem entrar em contato pelo Instagram institutosocialavancar.isa ou comparecer à sede do ISA em Samambaia e aos polos de treino.







