Início Brasil Promotoria investiga desvio de donativos para vítimas de tornado em Rio Bonito...

Promotoria investiga desvio de donativos para vítimas de tornado em Rio Bonito do Iguaçu

Promotoria investiga desvio de donativos para vítimas de tornado em Rio Bonito do Iguaçu


Da redação

A Polícia Civil do Paraná cumpriu mandados de busca e apreensão em um barracão utilizado pela Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu para receber e distribuir donativos às vítimas do tornado que matou seis pessoas, além da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. Segundo a 1ª Promotoria de Justiça de Laranjeiras do Sul, há suspeita de apropriação ou desvio de donativos arrecadados para atender a população afetada pelo desastre.

De acordo com a Promotoria, foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos, como notebooks, durante a operação. O órgão informou que o material será submetido a análise técnica para buscar relatórios de inventário, cadastros socioassistenciais e registros sobre os donativos destinados às vítimas do tornado.

A investigação teve início após o Ministério Público receber denúncia relatando que um veículo oficial da prefeitura estaria sendo usado para transportar doações até uma residência em Laranjeiras do Sul. A Promotoria apura possível prática de peculato no caso. A prefeitura afirmou que a destinação dos donativos foi feita de forma correta e que “eventuais divergências serão devidamente esclarecidas no decorrer da investigação”.

A administração municipal declarou ainda que sempre prestou informações ao Ministério Público e que vê com surpresa a medida. O tornado foi classificado como F4 na Escala Fujita, com ventos estimados entre 332 km/h e 418 km/h, deixando centenas de feridos e causando danos em pelo menos 1.500 imóveis. Mais de 30% dessas construções ficaram totalmente destruídas.