O iraquiano Amir Albazi, um dos principais nomes da categoria peso mosca (até 56,7kg.) do UFC, viveu um verdadeiro drama nos bastidores antes de sua luta contra Brandon Moreno, no UFC Edmonton deste sábado (2). Em entrevista coletiva, o lutador revelou uma série de problemas de saúde que o afastaram dos octógonos por 16 meses e quase o fizeram abandonar o esporte.
Após sua vitória sobre Kai Kara-France, Albazi começou a sentir fortes palpitações. Exames revelaram uma taquicardia supraventricular, condição que o obrigou a passar por uma cirurgia cardíaca. Mal havia se recuperado do procedimento, e uma nova adversidade surgiu: uma lesão no braço esquerdo que comprometeu seus movimentos e levantou a possibilidade de uma paralisação permanente da carreira.
“Eu não conseguia levantar meu braço, não conseguia dar jabs, não conseguia fazer nada. A situação era tão grave que médicos recomendaram que ele encerrasse a carreira. Falaram até para eu encontrar outro emprego. Eles me disseram que eu estava a um soco de ficar paralisado. Depois da cirurgia, aqui estou eu”, revelou o lutador, que passou por mais uma cirurgia para corrigir o problema.
Amir Albazi no UFC
Amir Albazi, de 31 anos, soma um retrospecto de 17 resultados positivos e um negativo no MMA profissional. Em sua trajetória, já enfrentou grandes nomes da categoria, como Kai Kara-France.
Ele ocupa a terceira colocação na divisão liderada por Alexandre Pantoja.